Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, outubro 08, 2006

Reunião de Catequistas I

O grupo de Catequistas da minha paróquia sempre foi um pouco extenso, atendendo que também é uma paróquia com muitas crianças. As quezílias entre alguns elementos do grupo sempre existiram, apesar de todos os anos fazermos o propósito de que tudo será diferente e que se queremos dar o exemplo às nossas crianças devemos trabalhar todos juntos com o mesmo objectivo e em comunhão. Não sei se este tipo de problemas só acontece connosco ou se até existirão outras paróquias afectadas por situações deste tipo. A verdade é que toda esta situação cria a desmotivação e a desunião entre os seus elementos, tendo mesmo levado ao abandono do grupo de alguns elementos.
Este ano, na reunião preparatória, o desafio foi lançado novamente: é necessário participar nas reuniões mensais (evitar a falta de assiduidade que sempre nos afectou), é necessário distribuir tarefas e responsabilidades (para que o "trabalho não caia" sempre sobre o mesmo), é preciso tornar a nossa catequese mais dinâmica. Pela primeira vez, e após uma longa luta, fizemos o plano anual de actividades para a catequese. Deste modo todos sabemos aquilo que vamos fazer ao longo do ano e quando vamos fazer. Os horários foram definidos e os grupos distribuidos pelos elementos responsáveis.
Sendo ontem o primeiro Sábado do mês, tivemos a nossa primeira reunião, após o início da Catequese. E que reunião! Em primeiro lugar, estavamos presentes quase todos os catequistas (apenas 3 faltaram), o que já é um grande passo. A própria reunião correu de uma forma diferente, pois apesar de ter uma ordem de trabalhos extensa, conseguimos fazê-la rapidamente, com a participação activa de todos os seus elementos.
A primeira grande actividade é uma reunião geral de pais "Da Catequese à Família". Esperamos ter a participação de muitos pais, pois esse é outro problema que afecta a nossa paróquia, a fraca participação dos pais nas actividades da catequese.
Não se pode pedir tudo de uma vez e esperar que as coisas mudem radicalmente. Ontem conseguimos uma grande vitória - um número elevado de catequistas na reunião. Agora, espero que esta força nos impulsiona no início do ano não deixe de exercer o seu efeito, mas a verdade é que a Força do Espírito Santo estará sempre presente!

Sem comentários: