Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, outubro 28, 2006

Catequese 4 - Jesus gosta de mim

Ao contrário do que estava previsto, o encontro de hoje incidiu no tema da catequese 4.
Estavam 33 crianças (e o número não pára de crescer...) e entre elas 3 novas caras.
Cada um foi dizendo aquilo que mais gostava de fazer, reforçando desta maneira aquilo que temos vindo a fazer ao longo do últimos encontros - a ideia de sermos amigos, de formarmos um grupo de amigos.
Contamos então uma história e que silêncio se fez!!! As crianças desta idade gostam de ouvir histórias, o que será uma mais valia para os próximos encontros, para os cativar.
"Jesus estava rodeado por muita gente que o queria escutar.
As mães dos meninos trouxeram os seus filhos a Jesus para que Ele os abençoasse.
Mas os que estavam com Jesus não gostaram e mandaram os meninos afastarem-se, porque não queriam que eles incomodassem o Senhor.
Mandaram, por isso, os meninos embora. Jesus deu conta e disse:
"Deixai vir a Mim as criancinhas"
Toda a gente ficou a saber que Jesus gostava muito dos meninos."
As crianças ficaram então a saber a imensidão do Amor de Jesus por elas, o mesmo Jesus que os convida a vir à catequese (e que ficarão a conhecer melhor no próximo encontro).
Convidadas a mostrar o seu desejo de serem amigos de Jesus, as crianças foram apresentando sugestões - vir à catequese, ter um bom comportamento, ser amigos de todos. Aos poucos, e na sua inocência, própria destas idades, também elas compreendem o que é ser amigo de Jesus.
O trabalho final deste encontro consistiu em desenhar a sua imagem ao lado de uma gravura de Jesus, na qual estava rodeado de crianças.
Hoje o nosso encontro correu muito bem. Aos poucos o grupo já se está a aperceber das regras que regem os nossos encontros e que eles devem ter em conta. O entusiasmo hoje foi tal, crianças e catequistas, que nos excedemos no nosso horário (o que deixou o grupo seguinte imapaciente para entrar na sala). Este é um problema difícil de lidar- a falta de salas onde se possam realizar os nossos encontros, o que limita o tempo para realizar as actividades. O novo Centro Paroquial já está projectado, mas falta algo muito importante.
Que o Espírito Santo nos ilumine!

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito do seu testemunho, obrigado. Como catequista pode ajudar-me a partilha. Que o Amor de JC permaneça guiando seu coração.