Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, outubro 01, 2006

O primeiro contacto

Ontem foi o início da catequese aqui na paróquia. Timidamente os pais iam aparecendo, apesar do tempo apresentar um ar ameaçador.

Uns olhares estranhos e dou comigo a pensar se não estarão eles a pensar (também) se serei eu ou não a catequista do 1º ano.

Confesso que detesto este primeiro dia. É sempre a mesma confusão de todos os anos: as crianças às voltas à procura do seu catequista, os pais a querem saber do horário e local, o Padre J. aflito a querer atender a tudo e a todos. Mas o certo é que, apesar de todos os anos nós dizermos que o próximo será diferente, acaba por se gerar a mesma confusão.

No meio de tudo aquilo lá fui entregando e recebendo as fichas de inscrição. Com o atraso do costume (tipicamente português) lá fomos entrando na igreja para ouvir as palavras de boas vindas do nosso pároco e também para procedermos à realização do nosso compromisso perante a comunidade presente. Os meus meninos (acho que já os posso chamar assim) sentaram-se mesmo em frente ao altar. Estavam 20, mas eu sei que durante as próximas semanas ainda deverão aparecer mais alguns. Portaram-se lindamente! (Bem melhor que os mais velhos e até que alguns pais que só falavam, esquecendo-se do local de respeito onde estavam).

Parece ser um grupo interessante e neste nosso primeiro contacto já me apercebi de alguns tímidos, bastante introvertidos que se escondiam "nas saias da mãe", mas também de alguns bem reguilas que provavelmente exigirão um maior cuidado e atenção.

Tanto eu, como a S. estamos ansiosas por começarmos verdadeiramente. Já estivemos a preparar o nosso primeiro encontro, que será um contacto um pouco mais intimo - conhecimento recíproco. Estamos muito entusiasmadas (a última vez que ficamos responsáveis pelo 1º ano foi há 11 anos) e queremos dar o nosso melhor a este grupo de crianças que está agora a iniciar a sua caminhada no Caminho que leva a Jesus.

Que o Espírito Santo nos ilumine!

Sem comentários: