domingo, Outubro 08, 2006

Catequese 0 - O acolhimento

O primeiro dia de Catequese é sempre uma situação de excitação e ansiedade, tanto para as crianças como para os próprios catequistas e até mesmo para os pais.
O primeiro dia deste meu novo grupo não fugiu à regra e lá estavam os "pequeninos" todos entusiasmados por entrarem na sua sala.

No início estavam apenas 18 crianças, mas um pouco às "pinguinhas" foram aparecendo mais alguns, timidamente pela mão das suas mães ou pais. No final já estavam 24 e a roda sempre a crescer (a sala tinha as cadeiras dispostas em círculo para todos se poderem ver).
Alguns já parecem saber o que estão a fazer na catequese:"Falar de Jesus";"Jesus é nosso Amigo". Mas por outro lado já trazem certas ideias de casa que será necessário combater:
"Se não nos portamos bem Jesus castiga-nos".

Nesta idade não me parece correcto apresentar esta ideia de Jesus, como alguém que castiga. Também não se pode dizer que Jesus é Misericordioso, porque nem eles entendem essa linguagem. Aí está a dificuldade que alguns catequistas têm nestes primeiros anos de catequese - baixar o nível de comunicação e adequá-la à faixa etária destas crianças. Mas o que estas idades têm de bom é a sua rápida compreensão e depressa se deram conta que se o grupo se porta mal Jesus fica triste com eles.

Por ser o primeiro dia, dedicámo-nos ao conhecimento dos elementos do grupo(embora não seja fácil associar o nome a cada carita, para nós catequistas). Para isso arranjamos uma cópia do catecismo do 1º ano e colamos no centro de uma cartolina. Ao redor fomos colocando cartões com o nome de cada um. Resultado: todos juntos à volta de Jesus, como as crianças do cartaz, formamos um grupo - o grupo do 1º ano. Como podemos então identificar-mo-nos? Cada elemento do grupo tem uma fita verde-água, presa no braço. Deste modo temos uma coisa em comum que nos identifica. Foi com esta surpresa que terminamos a primeira sessão de catequese, uma sessão de catequese que nos pareceu do agrado das nossas crianças.

Sem comentários: