Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, outubro 21, 2006

Catequese 2 - Tenho mais amigos

É engraçado como todos os Sábados temos uma cara nova no nosso grupo. Por outro lado, alguns elementos já começam a faltar (e o tempo até estava agradável). Hoje estavam 29 crianças.
Começamos por falar dos nossos amigos, por os identificar, tanto aqueles com quem eles brincam, ou aqueles que com eles frequentam a catequese e a escola. E todos conseguiram compreender que é pelo nome que nós nos identificamos.
Foi aí que entrou o nosso grande Amigo - Jesus, a quem cantamos o cântico da semana passada "Eu tenho um amigo que me Ama". O grupo gostou tanto deste cântico que o repetiu 2 vezes (e até confessaram que o cantaram em casa com os pais). Como é bom quando o encontro de catequese se prolonga em casa, com os pais. Também eles devem perceber a importância que têm na formação das crianças. Afinal, não é possível que as catequistas, com apenas uma hora semanal, consigam realizar o trabalho completo. A colaboração dos pais é preciosa.
Levar as crianças a compreender que Jesus é um amigo, com quem se pode conversar e até dizer os nossos segredos, não é difícil. No entanto, elas perceberem que Jesus também nos fala, bom isso é mais complicado: "Eu falo muitas vezes com Jesus mas não ouço Ele a responder-me", dizia-me hoje um dos meus meninos. A idade não é fácil, mas lá tentamos (eu e a S.) explicar-lhes que quando Jesus nos fala devemos escutá-lo com o coração e em silêncio, e que ao longo deste ano iremos aprender como escutar Jesus da melhor maneira.
A tarefa destinada para a catequese de hoje também foi do agrado deles - pintar uma flor para oferecer a Jesus (e que foi colocada por cada um deles numa cartolina, à volta de uma gravura com o rosto de Jesus). No final a M. exclamou: "Até Jesus ficou contente. Olha para o sorriso d´Ele".
Como não podia deixar de ser, e porque penso que é importante ajudar as crinaças a perceber a importância da oração, terminamos o nosso encontro de catequese com uma simples oração, que aqui também fica em jeito de conclusão:
"Ó Jesus Tu és o nosso melhor amigo!"

Sem comentários: