Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sexta-feira, julho 27, 2007

Avaliar-me como catequista

Por vezes não chega avaliar a catequese. Também o nosso desempenho deve ser alvo de reflexão, sem contudo cairmos no erro de nos julgarmos melhores ou perfeitos. Afinal, cada um tem um ou outro aspecto que pode melhorar, tem um ou outro ponto em que trabalha melhor e pode (e deve) partilhar, ajudar.

  • Eu e Deus

    -Dedicas ao longo dos dias algum tempo a Deus na oração?
    - Quando é que te é mais difícil rezar?
    - A comunidade paroquial, o grupo dos catequistas ajudam-te a rezar? Quais os problemas?
    - Quais destas experiências de oração te ajudam a rezar melhor?

    · Escuta da Palavra de Deus
    · Meditação
    · Oração espontânea de agradecimento ou de perdão
    · Rezar com os salmos
    · Oração organizada com o grupo de catequistas
    · Eucaristia

    - Qual foi mais difícil para ti?
    - Qual a mais útil para te ajudar a crescer como cristão?
    - Quais os modos de oração mais úteis para educar os catequizandos à oração?

  • Eu e os catequistas

    - Entre todos os momentos que viveste com os outros catequistas, quais os que foram mais fáceis, quais os mais difíceis e quais os que te enriqueceram mais?
    - O que mais aprecias nos outros catequistas?

    · A capacidade de atrair os catequizandos
    · A simplicidade
    · A calma
    · A constância
    · A alegria constante
    · A maturidade espiritual

    - Entre estas atitudes, quais as que mais te desagradam?

    · A inveja
    · A atitude de superioridade
    · A desconfiança
    · Estar sempre a lamentar-se de tudo e de todos
    · O mau exemplo

    - Sentes-te capaz de ir falar directamente com um catequista acerca das suas atitudes que achas incorrectas; ou preferes calar-te?
    - Sentes a necessidade de viver, juntamente com os outros catequistas, experiências de formação espiritual, cultural e catequética?

  • Eu e os catequizandos

    - Quais as atitudes mais comuns quando estás com os catequizandos?

    · Escuta
    · Apoio
    · Disponibilidade
    · Ajuda
    · Diálogo
    Ou…
    · Impaciência
    · Cansaço
    · Confronto
    · Imposição

    - O que aprendeste este ano ao fazer catequese?
    - Os catequizandos “pedem” muitas coisas ao amigo mais velho (=catequista) que os acolhe, que reza com eles, que canta, que prepara as festas, que os anima… Quais as coisas que te deu mais prazer fazer com eles e quais as que te foram mais custosas?
    - A catequese vai continuar em Setembro. Pensas estar disponível? Em que medida?

  • Eu e eu

    - Porque optaste por fazer catequese?

    · Porque os meus amigos também lá estão
    · Porque gosto de crianças
    · Porque o pároco me pediu
    · Porque tenho muito tempo livre
    · Porque me sinto chamado a anunciar o Evangelho
    · Para fazer novas amizades
    · Para me sentir realizado(a)
    · Para me dar de forma gratuita
    · Porque sei que deixa a minha família contente

    - Sentes-te apoiado pela comunidade cristã?
    - Qual destas expressões é mais acertada?

    · Sou catequista porque os catequizandos precisam de mim
    · Preciso de anunciar, testemunhar, dizer que creio em Deus

    - O ser catequista fez amadurecer a tua experiência de fé?
    - Quais as descobertas, positivas e negativas, que fizeste na tua personalidade e no teu carácter?


  • Adaptado de “catequistas”, nº 10, Junho de 2005, Edições Salesianas

2 comentários:

antonio disse...

Desejo-te forças para o exercício, eu sei que Deus não vai de férias, mas este pedaço de obra criada, que sou eu, precisa de um período de muita preguiça... quase santa.

Ver para crer disse...

É bom pararmos um pouco para avaliar.
Há sempre coisas a corrigir ou a acrescentar.
Boas férias!