Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, julho 08, 2007

O lugar de Deus no mundo

"Sabes o que é que me mete mais medo, nos dias de hoje?
"O sentimento de omnipotência que se está a propagar. O homem está convencido de que pode fazer tudo porque vive num mundo artificial, construído pelas suas próprias mãos, que julga dominar totalmente. Mas quem, como eu, cultiva as árvores, as plantas, sabe que não é assim. É certo que, para garantir a regularidade do fornecimento hídrico, posso construir um sofisticadíssimo sistema de irrigação, mas, se não chover durante dias, meses, anos, a certa altura, a seca abrirá gretas na terra, as plantas morrerão e, a par das plantas, os animais. não podemos fabricar água, percebes, tal como não podemos fabricar oxigénio. Portanto, estamos dependentes de qualquer coisa que não está nas nossas mãos: se o mar extravasa, varre-nos; se surgem os gafanhotos, devoram a colheita e os rebentos das árvores, tal como fizeram no tempo do faraó."
in Escuta a minha voz, Susanna Tamaro


Face a isto, qual será o lugar de Deus na vida do Homem?

6 comentários:

Maria João disse...

É verdade... Acho que o maior perigo hoje em dia é a pobreza espiritual que existe na maioria das sociedades e que assenta, sobretudo, no sentimento de omnipotência.

Rezemos por esta "doença" espiritual que conduz a muitas outras e que destrói tantas vidas...

beijos em Cristo

Maria João disse...

É verdade... Acho que o maior perigo hoje em dia é a pobreza espiritual que existe na maioria das sociedades e que assenta, sobretudo, no sentimento de omnipotência.

Rezemos por esta "doença" espiritual que conduz a muitas outras e que destrói tantas vidas...

beijos em Cristo

Anónimo disse...

Conduz, como bem diz a Mª João, a muitas outras doenças começando pela "cegueira"; aquela que é a pior de todas - a do cego que não quer ver. E essa pobreza está a um passo da miséria, tanto espiritual como material.

Que Ele esteja em 1º lugar nos nossos corações e nos atenda o pedido de cura para os males da sociedade.

Bjs.

joaquim disse...

O lugar de Deus é o tudo, porque Ele é a vida...
Até talvez possam um dia fabricar vida, (não a vida verdadeira, dada pelo sopro de Deus), mas e a água e o oxigénio para a vida poder viver???
E o amor? Podemos fabricar o amor?
deus em primeiro lugar e tudo virá por acréscimo...
Abraço em Cristo

antonio disse...

Os homens caminham como sempre: trôpegos em resposta a um apelo ancestral.

Caminhamos na direcção desse apelo Divino e por vezes na nossa ignorância seguimos a falsa luz: ela pode ser o salvar o planeta e seguir o agora seu (improvável) profeta Al Gore. Ou seguir uma ideologia, uma energia, eu sei lá!

Não que tudo isto não seja importante, pois no mínimo cuidamos de algo que herdámos e devemos transmitir às gerações futuras. Mas as nossas responsabilidades cívicas, sociais ou morais, não se podem confundir com a verdadeira luz que ilumina os nossos caminhos.

Porque em todos os caminhos o Senhor se manifesta, chama e continuará a chamar.

Paulo disse...

Deus está sempre nas nossas vidas, isso é um dado assente. O problema somos nós, como seus filhos que, umas vezes não o ouvimos e outras vezes não o queremos ouvir. Ele como nosso pai, vai-nos encaminhando mas, não nos proibe de cair, para assim aprendermos a levantarmos melhor. Fiquem com Deus.