segunda-feira, Maio 28, 2007

Festa do Pai Nosso

Ontem fizemos a nossa Festa do Pai-Nosso, na continuação do nosso encontro de Sábado.

Foi na Eucaristia da tarde, uma Eucaristia propositadamente escolhida por ser a menos participada. Assim, com esta e outras festas que temos vindo a fazer ao longo do ano na catequese, queremos torná-la mais viva, mais animada, mais participada, mais alegre. Queremos, e temos lutado por isso, que a catequese traga os pais, as famílias, a participarem na Eucaristia.

Do grupo do 1º ano responderam ao convite 25 crianças. Vinham acompanhadas dos pais, dos avós, dos irmãos. Enganalados, pois era a sua festa.

Por serem tão novas tinhamos um certo receio da sua irrequietude, mas o Espírito Santo esteve presente e elas comportaram-se como nunca o tinham feito. Um verdadeiro exemplo, até mesmo para alguns adultos.

No ofertório apresentaram o catecismo que as guiou, os trabalhos realizados ao longo do ano (Advento, Sagrada Família, Quaresma e outros pequenos trabalhos), apresentaram ainda as flores que continuam a oferecer a Maria durante o mês de Maio e um cartaz com a oração do Pai-Nosso.

Na comunhão participaram activamente com o cântico "Eu tenho um amigo que me ama", o seu preferido.

Na acção de graças foi o compromisso, o compromisso de receberem o Pai-Nosso e de o rezarem todos os dias, recebendo cada, uma lembrança com a oração. Comprometeram-se perante a comunidade, mas espera-se a colaboração dos pais para que este compromisso seja cumprido. Algumas ainda não sabem a oração, pelo menos ainda precisam de ajuda, mas se os pais os apoiarem e os incentivarem a rezá-la, rapidamente lhes ficará na memória.

Foi uma festa simples, mas muito bonita, muito vivida por aquelas crianças. Tenho a certeza que lhes ficará gravada a sua primeira festa.

No nosso próximo encontro iremos partilhar aquilo que sentimos, o que mais gostamos na festa e em todo o ano de catequese.



RECEBE O PAI NOSSO, A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.

REZA-A TODOS OS DIAS EM SINAL DE AMOR AO PAI DO CÉU.

6 comentários:

anita disse...

Oi linda boa noite. Obrigado pelas tuas palavras.
Desejo-te uma noite de muita paz e uma semana muito abençoada.
Muitos beijinhos suaves.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Anita disse...

Linda vim deixar beijinhos de boa noite.
Fica com os anjos e o Jesus (isto é o que eu digo aos meus filhos) quando vão para a cama.
Linda resto de uma bela semana.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Ver para crer disse...

Creio bem que essa festa ficou gravada no coração dessas crianças.
Oxalá os pais saibam aproveitá-la.

anita disse...

Linda bom dia. Passando para te deixar beijinhos e desejar um maravilhoso fim de semana.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Cátia disse...

Ola minha querida,

Passei para te dar um beijinho e uma abraço apertado. Sei que nao tenho comentado, mas passo por aqui varias vezes, acredita.. leio e levo as tuas palavras comigo.

"Pai Nosso"... está tudo dito, nao?

Beijinhos grandes