Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, maio 26, 2007

Catequese 23 - Festa do Pai Nosso

Jesus disse que Deus nos ama tanto que O podemos tratar como Pai, que Lhe podemos falar todos os dias, que Ele cuida de nós e até nos dá o alimento, que Ele nos perdoa quando nós somos maus filhos.

Pelo Baptismo pertencemos à família de Deus, uma família que ora ao Pai uma oração comum, uma oração que o próprio Jesus nos ensinou.

"Sucedeu que, estando Ele algures a orar, disse-Lhe, quando acabou, um dos Seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os seus discípulos". Disse-lhes Ele: "Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsitência; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende. E não nos sujeiteis à tentação"."
Lc 11, 1-4

Ao longo de vários encontros fomos conhecendo o Amor de Deus por nós, amor tão grande que nos leva a chamá-Lo de Pai Nosso. Assim, somos convidados a louvá-lo na Eucaristia de amanhã, onde iremos celebrar a Festa do Pai-Nosso. Foi isso mesmo que hoje estivemos a preparar com o grupo. Estão animados, entusiasmados por participarem, pela primeira vez, numa festa paroquial que lhes é destinada preferencialmente. Manifestaram a vontade de ter a família presente, toda a família. Não é uma festa pomposa, como em outros anos de catequese, mas será sem dúvida uma festa marcante, em especial pelo seu significado.

Depois conto-vos como correu...

Por agora, deixo-vos a oração do Pai Nosso, em jeito de reflexão.


O que dizemos, quando rezamos o Pai Nosso:


PAI NOSSO - quer dizer que Deus é o nosso Pai, o Pai de todos nós.


QUE ESTAIS NO CÉU - quer dizer que DEUS vê- nos sempre e está em todo o lado.


SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME - quer dizer que nós devemos louvar sempre a Deus porque Ele fez todas as coisas para nós e por isso, mais do que ninguém merece todo o nosso louvor.


VENHA A NÓS O VOSSO REINO - quer dizer que nós queremos viver sempre como filhos de Deus e fazer parte da sua família.


SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - quer dizer que devemos fazer sempre a vontade de Deus porque Ele sabe o que é melhor para nós.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE- quer dizer que pedimos ao Pai do céu tudo o que nos faz falta para crescermos e sermos felizes.


PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS - quer dizer que Deus nos pode perdoar as coisas más que fazemos.


ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO - quer dizer que também nós devemos perdoar sempre a quem nos faz mal.


E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO MAS LIVRAI-NOS DO MAL - quer dizer que, às vezes, nós fazemos o mal, mas Deus pode ajudar-nos a não fazer o mal.

1 comentário:

antonio disse...

Fazer da oração: louvor e reflexão é o nosso grande desafio.

Vou passar a visitar o teu blog com mais frequência, prometo. E vou adicioná-lo à minha lisat de links.