Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, maio 05, 2007

Catequese 20 - Ser amigo como Jesus

Olhamos à nossa volta e parece que não vemos, mas elas estão lá - pessoas que precisam de nós.

Pessoas com problemas de saúde, problemas físicos, problemas emocionais. Muitos dedicam-se a causas humanitárias de índole nacional ou internacional, outros fazem-no de modo silencioso, quase na escuridão do dia.

A C. é uma dessas pessoas. Dedica-se de corpo e alma a ajudar os que mais necessitam, quer a nível individual, quer a nível da Conferência de S. Vicente de Paulo, onde participa e que tanta ajuda presta aos mais necessitados na minha paróquia.

Hoje lembrei-me dela ao fazer a catequese deste Sábado. Tive pena que não estivesse disponível para apresentar o seu testemunho ao grupo. Às vezes é com situações reais que melhor se entende as palavras que Jesus nos quer transmitir.


“Se Eu vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Dei-vos o exemplo para que como Eu fiz, façais vós também.”

(Jo13,14-15)

Com este gesto Jesus mostra-nos a sua grandeza - o Filho de Deus que se tornou Homem:

Quando se encontrava com doentes;

Quando tinham fome;

Quando estavam tristes;

Quando mais ninguém se lembrava deles;

aí estava Jesus, o nosso Amigo, o Amigo de todos.

E nós como cristãos, fazemos como Ele? Estamos disponíveis para ajudar o nosso irmão? Seguimos o seu exemplo?

Nunca devemos esquecer que ao ajudarmos quem precisa é a Jesus que estamos a ajudar!

1 comentário:

Paulo Costa disse...

Em primeiro lugar, agradeço a tua visita e o comentário que deixaste no meu blog - Conhecer e Seguir Jesus. Já visitaste o meu outro blog - Abrigo dos Sábios? Faz-me uma visita; creio que vais gostar de o visitar.
Gostei imenso deste teu post. Precisamos de apelos como este, para despertarmos da nossa sonolência espiritual e agirmos em harmonia com o exemplo que Jesus nos deixou.
Um grande abraço!