Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, abril 01, 2007

Semana Santa - Domingo de Ramos

Na recta final da Quaresma o grupo reuniu os seus caminhos, as suas pegadas.

Não trouxeram todos, são pequenos, é fácil de esquecer. Mas também compete aos pais, enquanto responsáveis pela educação destas crianças, e enquanto colaboradores nesta tarefa, de os recordar que hoje era o dia de trazer para o nosso encontro este trabalho. Os trabalhos foram recolhidos e amanhã, em ofertório solene, serão apresentados em conjunto com os trabalhos realizados nos restantes grupos de catequese.

Neste encontro preparámo-nos para o dia de amanhã - a festa de chegada de Jesus a Jerusalém, recebido entre ramos de oliveira e gritos de festa.

Cada um preparou o seu ramo de oliveira que amanhã levará à nossa Celebração, para ser benzido e entregue à sua madrinha.
__________________________________________
Na Celebração...

O dia amanheceu frio mas o sol deu o ar de sua graça. Do grupo apareceram cerca de 25 crianças, alegres como só elas.

Dos outros grupos também se notaram presenças significativas - todos estavam representados!

A Igreja encheu, catequistas, crianças, familiares e até turistas de visita à nossa terra e que se quiseram juntar à nossa festa. Muita participação, muito respeito e de um modo geral um bom comportamento (apesar da dificuldade que as crianças de 6 anos têm em aguentar mais de uma hora de celebração).

Foi uma cerimónia vivida e partilhada através da apresentação dos trabalhos desenvolvidos na catequese durante a Quaresma. Quatro grupos (1º, 6º, 9º e 10º) trabalharam a mesma ideia - a caminhada e as pegadas - mas o resultado foi bem diferente e é nestas partilhas que se aprende.


«Os reis das nações exercem domínio sobre elas e os que têm sobre elas autoridade são chamados benfeitores.Vós não deveis proceder desse modo. O maior entre vós seja como o menore aquele que manda seja como quem serve. Pois quem é o maior: o que está à mesa ou o que serve?Não é o que está à mesa? Ora Eu estou no meio de vós como aquele que serve.Vós estivestes sempre comigo nas minhas provações. E Eu preparo para vós um reino,como meu Pai o preparou para Mim:comereis e bebereis à minha mesa, no meu reino,e sentar-vos-eis em tronos,a julgar as doze tribos de Israel.»

in EVANGELHO Lc 22, 14 __ 23, 56

5 comentários:

Ver para crer disse...

É interessante a ideia de entregar o ramo à madrinha. Parece-me inédito e talvez motive as madrinhas a virem à Eucaristia.
Vejo que é uma comunidade viva que procura dar atenção aos mais novos. Isto os motivará à participação.
Boa Páscoa.

Catequista disse...

No Norte é tradição os afilhados entregarem os ramos benzidos à madrinha, no Domingo de Ramos, para as recordar que no domingo seguinte (Páscoa)devem ser elas a oferecer o folar aos afilhados.

Andante disse...

Bonito.
E se copiar para os nossos grupos?
Vá lá, lembro os direitos de autor/a.

Beijos peregrinos

. disse...

Venho informar-te que surgiu uma nova comunidade na blogosfera. Trata-se do encontro de vários rostos de Cristo que vamos encontrando por aí. Este site procura juntar vários pedaços desta nossa peregrinação terrena.

O objectivo deste blog é formarmos já hoje uma unidade que nos é pedida tantas vezes. Aceitares o desafio de entrares nesta loucura de te deixares guiar por Ele nas tuas palavras. A tua voz fará a diferença! Ele precisa de ti!

Para participares neste desafio divino, vai-te ser enviado um convite para seres um dos membros do blog Raízes do Mundo. Basta aceitares e poderás começar de imediato a postar. Poderás também indicar para este mesmo endereço de mail, pessoas que aches que possam vir a enriquecer este nosso espaço. É importante que todos participem! Como não tenho o mail que utilizas no blogger peço que mo envies para raizesdomundo@gmail.com!

Torna-te um radical de Deus! Ousa, já hoje, confiar neste Amor que chama por ti…

um irmão. disse...

Grato pela tua visita Catequista de Deus....

Orarei por ti e pelos que guias...

Já agora, posso linkar o teu e-mail?!!! bom espaço o teu nota-se a mão de Deus....

Abraços no Pai...