Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sexta-feira, abril 06, 2007

Quando o caminho a percorrer nos custa...

Se Jesus vivesse entre nós, e passasse pela mesma situação que hoje meditamos, quantas pessoas o iriam acompanhar até ao Calvário?
A inércia, o comodismo, a televisão ou simplesmente o conforto do lar são neste momento mais importantes do que meditar no sofrimento daquele Homem que tanto sofreu por nós. Sofreu a pensar nos nossos pecados, mas nem por isso estes são em menor número.
Hoje na minha paróquia, e se não estou em erro, pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se a Via-Sacra, à noite (embora todos os Domingos se realize uma Via-Sacra, na parte da tarde). A organização a cabo da Catequese e os convites enviados, avisavam que a saída era da Igreja Matriz em direcção ao Monte do Calvário (monte onde ao longo de um escadaria estão representadas as 14 estações), num percurso de cerca de 1,5km. No entanto, se as condições não o permitissem seria realizada no interior da Igreja.
O tempo não se apresentou muito inseguro, é certo, e a noite apesar de fria não estava como as anteriores, mas mesmo assim, e por decisão do nosso pároco, resolvemos realizar a Via-Sacra no interior da Igreja.
O mais triste de tudo isto foi mesmo a participação. Entre crianças e adolescentes da nossa Catequese apenas apareceram 7; a assistência não ultrapassaria os 40 (para quem não sabe, a paróquia é muito grande, e neste momento a frequentar a catequese encontram-se cerca de 200 crianças - números não oficiais). Foi pena, pena por todas as pessoas que não quiseram participar, por todas as pessoas que foram vencidas pelo comodismo, pela falta de vontade de sair de casa e de participar num acto de reflexão, que nos toca (ou deveria tocar) a todos nós cristãos.
Custa-me esta falta de fé, custa-me ver que ano após ano, cada vez menos pessoas participam em actos religiosos, custa-me que as pessoas não percorram o caminho, que desistam de o fazer, de chegar até Cristo.
Será que tudo o que Ele fez foi em vão? Será que todo o sofrimento não valeu de nada? Será que nós temos um coração tão duro que não se comove com a narração da sua Paixão? Será que há pessoas que pensam que tudo não passa de um romance ou argumento de um filme de Holywood? Será que o Homem está a desistir de chegar à meta, a meta que é Cristo?
Porque será então?

Sem comentários: