Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, setembro 15, 2007

Jornada Diocesana de Catequese

Tenho estado um pouco ausente, eu sei. Não tenho escrito o que desejava, não tenho visitado os espaços amigos, apesar das visitas que tenho recebido e que agradeço, sinceramente. Desculpem, mas não é com intenção.

A par de uma actividade que gosto de realizar, a Catequese, existe a minha profissão que me preenche, sou professora.

Esta minha ausência resulta do trabalho que tenho tido neste início de ano e que não me permite dedicar mais tempo a este espaço. Dizem que o que custa é mesmo o início, por isso espero que "ao entrar no ritmo" a escrita neste espaço volte a ser frequente.

Mas hoje o dia foi diferente e queria partilhar convosco. Na minha diocese hoje decorreu um dia de Jornada de Catequese sob o tema "Renovar a Catequese: uma prioridade". Os ateliers ficaram a cargo do grupo de Salesianos do Porto e posso-vos dizer que foi muito produtivo e gratificante.

Distribuidos por 4 ateliers, ao longo do dia, aprendemos algumas dinâmicas a utilizar na Catequese, a valorizar o momento da Expressão de Fé e a compreender melhor os nossos meninos (Infância e Adolescência).

Trancrever tudo o que decorreu durante o dia de hoje não seria possível, mas acreditem que todos saímos de lá mais ricos, com um novo ânimo para este início de ano. É certo que o facto de terem sido publicados os novos catecismos para o 1º, 7º 8º e 10º anos de catequese são, também, factores de motivação, que esperemos, com a graça do Espírito Santo, ajudem a manter viva a vontade de trabalhar na vinha do Senhor.

O início do ano está à porta. Na minha paróquia ocorrerá no dia 29. Mas por agora aproveito para vos deixar alguns desafios que nos foram lançados no encontro de hoje, para que eles vos ajudem a reflectir e preparar da melhor maneira mais um ano de catequese.

Alguns desafios a ter em conta:
  • começar bem a catequese;
  • excessiva pressão dos sacramentos;
  • aumentar o impacto da catequese;
  • superar o cognitivo (às vezes fica-se apenas pelo "saber coisas");
  • mais atenção à vida real;
  • atenção ao estilo cognitivo (interacção criança(catequista, ter em conta a experiência de vida da criança).

" A Catequese é a maternidade da Igreja"

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá,pareceu-me uma jornada muito interessante. Foram esses os temas tratados nessas nessas jornadas, os que lanças no desafio?

M. João

antonio disse...

Uma professora que trabalha? Estranho... ;)

A sério, coloca sobre todos esses desafios o codimento que tu já conheces: uma boa dose de amor.

Bom ano!

PDivulg disse...

Formação, oração e dedicação, penso que e´um trio indispensável... Tudo bom para este novo começo.

Paulo disse...

" A Catequese é a maternidade da Igreja" Que pensamento mais profundo, gostei.

Maria João disse...

Bons tópicos para começar o novo ano de catequese.

beijos em Cristo