Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

A vivência da Quaresma

A Quaresma na catequese, e na nossa paróquia, vai seguir a proposta de actividade sugerida pelo Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima.

A proposta consiste na construção de uma árvore, a árvore da vida. Nela se faz a analogia das partes da árvore e dos bens de que necessita para crescer, como a água e a luz, com a nossa vida de cristãos, num tempo que se quer de conversão, penitência e oração.

Cada grupo irá desenvolver a sua própria actividade, mas haverá uma parte comum, na Eucaristia dominical. Aí, em cada Domingo, irá ser colocada uma parte da árvore, com a devida explicação.

No caso meu grupo, em cada semana, realizarão uma actividade em casa, promovendo deste modo a participação da família.

E nesta primeira semana - a Raiz, simbolo da Fortaleza, o dom que nos ajuda a enfrentar as dificuldades, a vencer as tentações, a ter sempre alegria e esperança para não desanimar.

7 comentários:

silvino disse...

ideia simples com «pés e cabeça» ..uma boa proposta para criar caminho nestes 40dias:)

espero q a tua "insistência" em envolver a família comece a contagiar até os pais mais preguiçosos!

Dennys Silva-Reis disse...

Muito legal a idéia.... seria muito bom se todas as familias pudessem tomar consciencia da quaresma e fazê-la ser rela e viva neste tempo liturgico...

aproveito para lhe convidar a visitar meu blog...
http://ointercessor.blogspot.com/

gostaria muito de ter um comentario seu lá...

abraços

Paulo disse...

Uma ideia que, diria brilhante, da simplicidade que ela é, tal como as crianças que, por vezes nas sua simplicidade, das suas bocas saem frases muito simples mas com uma enorme carga comtemplativa.

Anónimo disse...

Olá!
Mais uma vez passei por este espaço, que acho muito bom.
Ao ler a vossa proposta de caminhada Quaresmal lembrei a que fizemos na nossa paróquia no ano passado e que tinha exactamente como lema a Árvore da Vida com os respectivos valores semanais.

Se tiveres curiosidade podes passar por
http://padremario.blogspot.com/2007/03/colocao-das-flores-na-rvore-da-vida.html

Boa caminhada e vivência Quaresmal.

Rosa Irene

Catequista disse...

Olá Rosa. Passei por lá e gostei do que vi. No nosso caso, vamos ter uma árvore verdadeira, e iremos aproveitar os seus ramos para colocar as folhas e os frutos feitos na catequese.
Mas obrigada pela tua partilha, é sempre bom aprendermos com as vivências de cada um.
Volta sempre.
Beijos

antonio disse...

Belo. Que bom se todos aprendessemos a cuidar com prazer da árvore da vida!

simples peregrino disse...

boa ideia essa...ainda não tinha visto...nesta quaresma nós estamos com outra proposta de caminhada...cada um recebeu um cubo e a cada domingo recebe um autocolante...engraçado...http://apenasoracao.blogspot.com/2008/02/2-domingo-da-quaresma.html...aqui vão ficando todos os domingos...continuação