Os últimos encontros de Catequese não têm seguido o guia de catecismo.
Os guias e os catecismos estão preparados de uma determinada forma, que nem sempre é a realidade das paróquias.
Na minha paróquia, por exemplo, a Festa da Primeira Comunhão realiza-se sempre no primeiro Domingo de Maio, Dia da Mãe. Nestes casos, e havendo necessidade de abordar determinados temas, foi preciso dar a volta à estrutura e saltar certos encontros.
Neste sentido, os últimos encontros têm sido dedicados à explicação dos Sacramentos da Santa Igreja - quais são, o significam, quando os recebemos.
De entre estes destacamos o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Eucaristia.
Na semana passada viram um episódio da série " Histórias da Bíblia" onde Pedro questionava Jesus sobre o número de vezes que devemos perdoar. E penso que a mensagem foi bem transmitida, e bem acolhida.
Aprenderam a oração da Confissão e esta semana concluimos o tema com a oração do Acto de Contrição.
Nos próximos encontros iremos abordar o tema da Eucaristia, sem esquecer que estamos em plena Quaresma. No próximo post conto-vos o que estamos a desenvolver.
2 comentários:
às vezes é preciso mesmo "dar a volta" aos catecismos.
diga-se o q se disser, é imperativo um estágio de preparaçao intensa para os sacramentos e para as "festas da catequese" ..tal como tu pareces estar a propor e bem! :)
parabens pela concretização da ideia ;)
As orientações da Igreja e a realidade paroquial (ou dos nossos dias), é por acaso tema de reflexão do meu post de hoje.
Será por comodismo ou por alguma falta de coragem?
Enviar um comentário