Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, junho 10, 2007

Tesouros no Céu

Tesouros no Céu foi o episódio que assistimos, mais uma vez, da série que a televisão passava há alguns anos atrás, sobre histórias da Bíblia em desenhos animados.
Atento, muito atento, esteve o grupo enquanto via Jesus a curar o cego, a receber as crianças, a ensinar Zaqueu sobre o modo como poderia para acumular tesouros no céu.
"Deixai vir a mim as criancinhas" - disse Jesus e assim demonstrou o seu imenso amor por elas. Deveria estar cansado nessa altura, horas e horas a ensinar e proclamar a Palavra do Pai a todos aqueles que O procuravam, mas mesmo assim não se recusou. Chamou-as e acolheu-as em seu colo. Logo no início do ano este foi um dos temas da catequese, para mostrar ao grupo a razão de o seu catecismo ter como título "Jesus gosta de mim".
Depois a cura do cego, aquele homem que, apesar da sua limitação, não desistiu, não perdeu a sua fé e lutou por se aproximar de Jesus, pois acreditava que Ele o poderia curar, como realmente o fez.
Ao longo de todo o episódio, Zaqueu. Homem pequenino de tamanho, mas grande na arrogância e na ganância de ter mais e muito mais. O que o comoveu? A cura do cego, mas ainda mais a fé daquele homem que não desistiu de se aproximar de Jesus. O que o converteu? Descobrir que o ouro, a riqueza, os bens materiais nada se comparam com a alegria de dar, de ser amigo, de fazer o bem a quem precisa, e por isso deu metade da riqueza aos mais necessitados e devolveu a quadriplicar aquilo que tinha roubado.
Por converter ficou o jovem rico, aquele que cumpria os mandamentos - que não matava nem furtava, que não levantava falsos testemunhos, que honrava pai e mãe, que amava o irmão como a si próprio. Mas que vivia em função dos bens materiais, da riqueza. É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que certos entrarem no reino dos céus. Mas a história deste jovem não focará por aqui...

Algumas pessoas levam estas palavras demasiado à letra. Ninguém é criminoso por ser rico, por ter riqueza, a qual tem origem no fruto do seu trabalho. O que importa é não sermos tão dependentes dos bens materiais, não vivermos em função da ganância, do querer sempre mais. Na hora de partir que levamos nós na bagagem? Todo o ouro, toda a riqueza ficam para trás, e somente os tesouros acumulados no céu serão tidos em conta.

Que tesouros temos nós acumulado ao longo da vida?

9 comentários:

Cátia disse...

Eu gostava imenso de ver a biblia em desenhos animados, mas deixou de dar... não sei...

Os maiores tesouros que podemos ter são os amigos e a familia... Devemos amar todos, os que passam pelo nosso caminho, pela nossa vida.

Um beijo

antonio disse...

Os tesouros que se guardam no coração, são os que nos acompanham na eternidade...

Anónimo disse...

Linda que esta semana seja repleta de coisas boas, em especial de bençãos. Que o Senhor te acompanhe e guarde todos os dias.
Beijocas.
Anita (amor fraternal)

Maria João disse...

Ora aqui está uma boa pergunta.

Seja nos momentos bons ou nos maus, acumula-nos sempre tesouros. Mas, será que os estamos a utilizar para louvar a Deus, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos?

beijos em Cristo

pe.cl disse...

Esta é uma boa questão, convem que de tempos em tempos vasculhemos a nossa "arca" das recordações e vejamos que tesouros ai depositamos.
Beijinhos no coração.

sedente disse...

Louvado o Coração de Jesus, tesouro de sabedoria e de ciência...paciente e misericordioso!
abrç+

Anónimo disse...

Linda bom dia, a Palavra de Deus nos diz para não acumularmos tesouros na terra, mas sim no céu. Que assim seja, que não nos deixemos levar pelo materialismo mas sim pelo bem ao nosso próximo, pelo amor aos outros, pelas palavras cuidadosas que damos a alguém que está a precisar, pelo respeito pelo outro, enfim por todas as boas obras.
Um óptimo fim de semana.
Beijocas.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Maria João disse...

Tenho um desafio para ti no meu blog.

beijos em Cristo

Marlene Maravilha disse...

Peço a Deus e tento agir para que todos os meus tesouros sejam acumulados no céu!
abraços