Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quinta-feira, junho 07, 2007

Solenidade do Corpo de Deus

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.



A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Pode saber mais aqui!




Em muitas freguesias esta solenidade é festejada de forma especial, com a procissão do Corpo de Deus, acompanhada por milhares de peregrinos. Neste dia, as ruas enchem-se de flores, sob a forma de tapetes, e as varandas das casas estão enfeitadas com as cobertas. É o respeito e ao mesmo tempo a alegria pela passagem de Jesus Cristo. Aqui ficam algumas imagens das festas realizadas no ano anterior, no arciprestado de Caminha, Diocese de Viana do Castelo.












Imagens obtidas aqui e aqui

2 comentários:

elsa nyny disse...

Que dia lindo, o Dia de Corpo de Deus!!

Bejito

Paulo disse...

Por aqui também ainda é festejado o Dia com convicção.