Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, janeiro 07, 2007

Celebração de Natal - Festa da Epifania

Cada ano é ano de mudança e as experiências que fazemos ajudam-nos a melhorar o nosso desempenho.
Há já alguns anos que tentamos fazer uma Celebração de Natal que não seja sinónimo de Festa de Natal e prendas. Temos tentado, e penso que temos conseguido.
Por tradição esta Celebração era realizada no fim de semana anterior ao Natal, não na Igreja Matriz por ser um pouco afastada do centro da vila, mas na Capela que apresenta contudo um espaço grande (tão grande como a Igreja). Uma Celebração simples - leitura da narração referente ao Nascimento de Jesus, apresentação dos trabalhos realizados durante o primeiro período e a terminar o "Beijar do Menino". Durante anos realizamos essa mesma Celebração da parte da tarde, mas a concorrência de festas de escolas, ATL e outras era muito grande e resolvemos realizá-la da parte da manhã. Foi sem dúvida uma boa ideia. Nos últimos anos a participação de crianças e pais foi aumentando - a Capela ficava cheia!
Mas este ano quisemos fazer diferente. Sim, qual o significado de beijar Jesus se afinal Ele ainda não tinha nascido? Como realizar um trabalho ao longo do Advento se este se resume a 2 Domingos e logo a seguir estamos de férias?
Não, este ano estávamos decididas a fazer diferente - Por que não realizar a nossa Festa da Catequese depois do Natal, na Epifania? E por que não fazê-la na Eucaristia?
Algumas vozes renitentes (sim, em todos os grupos de trabalho há sempre um velho do Restelo...) "Não sei se será boa ideia, Domingo? Às 18h? Os pais vão passear, não querem trazer os filhos à missa...Vai ser um fiasco, não vai aparecer ninguém!".
Mas como estavam enganados. A Capela estava cheia! Sim, CHEIA!
Esta Eucaristia é habitualmente pouco participada, em especial no Inverno, mas a participação das crianças, dos pais e outros familiares foi uma boa surpresa e o espaço tornou-se pouco para tantos.
A Eucaristia foi simples (não é assim que devem ser, simples mas vividas?). Um grupo de crianças animou-a com as suas vozes (algo desafinadas, é certo, mas foi animada) e as leituras foram realizadas pelos mais velhos. No ofertório apresentaram-se os trabalhos realizados durante o Advento e as Sagradas Famílias elaboradas por cada grupo (e que imaginação). A terminar, a oração da Família, lida em Acção de Graças por um casal. E mesmo no final, o "beijar do Menino Jesus".
Sem dúvida foi uma das mais bonitas Festas da Catequese e o mote para a Catequese participar mais activamente nas Eucaristias Dominicais.
Quanto ao meu grupo, foi a primeira vez que participaram numa Eucaristia (pelo menos para a maior parte) mas souberam estar e de certeza que aqueles que não foram irão ficar com pena...
Os trabalhos realizados em cada grupo são tão bonitos que resolvemos pô-los em exposição, ao lado do altar-mor. Depois mostro...

Trabalho realizado pelo 1º ano ao longo do Advento, terminando com a Epifania - Festa dos Reis


O tema do Advento da nossa paróquia foi a Família.

Esta foi a Sagrada Família construída pelo 1º ano

Sem comentários: