Olhamos à nossa volta e damos conta da riqueza da diversidade que a Natureza nos apresenta. Tantas coisas, tantas cores, tanta variedade.
Olhamos e pensamos que aquilo que está ali, mesmo à nossa frente, é obra das nossas obras, do nosso trabalho - os frutos que a frutaria vende, as flores e plantas que o jardineiro arranja, o pão que o padeiro faz... Sim, o Homem consegue fazer muitas coisas e de facto é pelo seu trabalho, pelo seu cuidado que trata, rega, cuida. Sim, é verdade que o Homem faz muitas coisas, mas o Homem não tem o dom de lhes dar vida.
Não, todas as coisas maravilhosas existem, nascem e crescem porque Deus lhes dá Vida!
A mesma vida que nos dá a nós.
"Mas a vida foi-me dada pelos meus pais!"
"Sim, é verdade. Mas Deus dá a vida aos nossos pais a vida e a capacidade de a transmitir. Por isso a nossa vida é um Dom de Deus, o mesmo Deus a quem chamamos Pai Nosso".
"Mas eu tenho uma dúvida. O primeiro homem e a primeira mulher não tinham pais, então como tiveram vida?"
"Esses receberam a vida de Deus, que lhes transmitiu a capacidade de darem a vida aos seus filhos, e estes aos filhos. Os vossos avós também receberam este dom, passaram aos vossos pais, e daqui a uns anos, quando vocês crecerem também vocês terão esse dom para dar aos vossos filhos".
Sim, Deus é muito bom connosco, apesar de às vezes fazermos coisas menos boas. Mas sempre que precisamos de alguma coisa podemos pedir-Lhe que Ele nunca nos falta. Podemos pedir-Lhe para que nunca nos falte o alimento:
O Pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação.
E assim ficou completa a oração do Pai-Nosso. Sem dúvida a mais bela oração que Jesus nos ensinou!