Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, dezembro 03, 2006

Catequese I Domingo do Advento

Aprender todos os dias! Este devia ser o lema da nossa vida. A verdade é que tenho aprendido muito com o meu grupo de catequese.
Por ser o início do Advento, achei por bem falar deste tema na catequese, embora pensasse que não seria fácil de eles entenderem. Afinal enganei-me...
Este ano, infelizmente, o Natal começou mais cedo (mas isso é outro assunto, merecedor de um post em forma de reprimenda) por isso resolvi pegar nesse assunto.
-" Qual é a festa que se aproxima?"
-"É o Natal?"
- "É quando o Pai Natal nos traz as prendas!"
Prendas, prendas e mais prendas é apenas nisso que eles pensam, mas também não se pode censurar. São apenas crianças. No entanto, uma delas soube acrescentar que também era o aniversário de Jesus.
Este foi então o nosso ponto de partida - o que se faz numa festa de anos?
Limpa-se a casa, faz-se a lista de convidados, escolhe-se uma roupa bem bonita... Mas quem é a pessoa mais importante da festa? O aniversariante, claro!
Ora se é o aniversário de Jesus, devemos preparar a festa. Esse tempo de preparação é o Advento - tempo que dura 4 semanas até ao Natal, onde nos preparamos para a Festa de Jesus.
-" Eu também tenho uma caixa de chocolates, para comer até ao Natal. Chama-se Calendário do Natal."
- "E eu também." (responderam mais alguns).
-"Sim, esses chocolates são o calendário do Advento - cada dia que comemos um é um dia a menos que falta para o Natal" (Afinal o comércio também ajuda na catequese).
-"Neste tempo de Advento devemos preparar a nossa casa que é o nosso coração. E como podemos limpar o nosso coração? Ele está sujo com o quê?"
As respostas foram as mais divertidas, como não podiam deixar de ser. Desde pó a molho, passando por uma série de outras coisas que nem nos passam pela cabeça. Dialogando, apresentando as ideias de cada um, lá se chegou ao principal - sujamos o nosso coração quando não obedecemos aos pais ou aos professores, quando não nos portamos bem. Por isso é preciso limpar o nosso coração.
Foi então lançado o nosso compromisso para a I Semana do Advento - limpar o nosso coração, a nossa casa. Todas as semanas teremos um, e em cada semana podemos preparar a festa de Jesus, construindo aos poucos um presépio.
Hoje ficou a primeira peça - a cabana onde Jesus nasceu. Se todos tiverem limpo o seu coração na próxima semana já poderemos enfeitá-la e no Natal, como é o aniversário de Jesus podemos oferecer uma prenda a Jesus.
-"Ó Catequista, como damos a prenda a Jesus? Atiramos para o ar? É que Jesus está no céu!".
(As crianças são realmente formidáveis).
Mas qual será a prenda que Jesus quer? - O nosso coração limpo!

Numa época em que se vive unicamente para o consumismo, espero sinceramente que estas crianças vivam este Natal de uma forma um pouco diferente.
A primeira peça já está. Qual será o próximo compromisso...



retirado daqui

3 comentários:

Maria João disse...

E como temos de os relembrar que o aniversariante é Jesus!

Pais que levam as crianças à catequese! Toca a viver o Natal cristão! Afinal,se puseram as crianças na catequese é por que acreditam em Jesus Cristo! Certo?
Se Ele é o mais importante no Natal, porque não ajudam as crianças a não pensarem apenas no pai Natal e nas prendas? Primeiro Jesus, depois as prendas e o velhilho de barbas que existe por que alguém resolveu criar esta personagem que se inspira na vida de S. Nicolau que ajudou muitos pobres. Lá está, um santo! Alguém que seguia (segue) Jesus Cristo.


Beijos em Cristo

Manuel disse...

OLá,

Parabéns pelo blogue.
Linkei-vos lá no Adro...

Ver para crer disse...

Queremos prendas de todo o género e feitio.
Mas que damos nós a Jesus.