A semana que antecedeu o grande dia foi de muito trabalho. Afinal, todos os dias, depois das aulas (17h30), encontravamo-nos na Igreja Matriz para ensaiar, para cantar, para se preparararem, durante cerca de 1 hora (às vezes mais, pois o seu comportamento nem sempre ajudou).
E finalmente chegou o dia que todos ansiavam!
A cerimónia foi linda, muito sentida. As crianças estiveram atentas, os pais não desviaram o olhar dos seus filhos. Afinal, iriam receber Jesus pela primeira vez.
Tudo decorreu de forma natural, bem melhor do que nos ensaios. As suas vozes alegraram a Eucaristia, participando no Ofertório Solene e na leitura de algumas orações (Acção de Graças e Consagração a Nossa Senhora).
Um dos momentos mais especiais foi a surpresa às mães. Depois da oferta das flores a Nossa Senhora, e de lida uma Prece por todas as mães, as crianças voltaram-se para as suas mães e cantaram-lhes uma canção. O resultado: as mães todas emocionadas (e todos quantos assistiam também!).
A festa foi especial, pelo seu significado. E apesar de nos encontros de catequese termos explicado o verdadeiro significado da Eucaristia e da Comunhão, os próximos encontros servirão para aprofundar e reflectir o significado deste grande dia. É importante que eles se consciencializem que a Comunhão é o Alimento que cada um necessita para a sua vida, daí a importância da participação na Eucaristia Dominical. Mas isso, é também, responsabilidade dos próprios pais, que às vezes não é devidamente cumprida.
As lembranças que ofereceram à mãe
(continha a Prece no Dia das Mães que duas crianças leram)
E porque quisemos que este dia fosse recordado entregamos a cada criança (para além das ofertas do Senhor Padre que incluiam o diploma, santinhos e um livro de orações) este saquinho bordado com um cálice e as uvas, símbolo da Eucaristia.
PS. Permitam-me que ao terminar este post deixe o meu desabafo. Não sei se o deveria fazer, afinal, ser catequista é dar-se totalmente, numa entrega que não nos traz fama e muito menos riqueza. Bem pelo contrário, são sacríficios que se fazem e muitas vezes até despesas. Mas sou catequista por amor a Jesus e a estas crianças às quais já me afeiçoei (já são 2 anos de caminhada) e quem me conhece sabe bem que não procuro evidenciar-me em festas, nem faço as coisas para mostrar aos outros.
Na preparação da festa, tanto eu, como a S., tentamos pôr as crianças em primeiro lugar e tudo aquilo que foi feito foi devidamente explicado a todos, para que cada um soubesse o verdadeiro significado. Mas no fim de tanto trabalho não pude deixar de ficar triste por não ter recebido uma palavra, um agradecimento... Foram 42 crianças! 42 crianças! E apenas 6 pais vieram ter connosco a felicitar-nos...
Eu sei que não preparamos a festa a pensar nos pais, e sim nas crianças, mas acho que lhes ficava bem... E uma palavra de apreço é sempre um incentivo a continuarmos, não?!
13 comentários:
como te compreendo..
o reconhecimento agrada sempre o coraçao, mas isso já nao depende de ti.. tudo o q dependia de ti, tu fizeste e fizeste bem!
reconhece-te a ti mesma esse trabalho :)
O ano passado, quando os nossos 42 catequizandos fizeram a primeira comunhão, nem um só pai veio agradecer ou felicitar... Nem um!
Teve uma mãe que reclamou que a foto de grupo que pusemos nas lembranças que oferecemos às crianças não era das melhores. Ela tinha uma melhor em casa.
No fim da cerimónia, seguiu-se a sessão de fotografias e os catequistas ficaram completamente de lado...
Por isso, o seu desabafo é também o meu desabafo. Não somos catequistas para receber agradecimentos nem por vaidade mas nas festas servimos apenas para as organizar e, se algo correr mal, é culpa nossa, mas depois tornamo-nos invisíveis.
Ainda bem que o nosso "patrão" é JC! Ele conhece o nosso coração.
Mas parabéns pela festa. Parece ter sido muito bonita.
Um beijo, Celina
As crianças são as grandes evangelizadoras (de certos) dos pais. Que a semente floresça e os traga mais vezes.
Se me é permitido gostaria de divulgar a segunda edição do Festival Jota - festival de música crista.
http://www.festivaljota.com/
Obrigada
Cada vez mais as crianças é que falam de Jesus... Ele abre sempre uma janela, se a porta de fecha...
Os meus meninos vão fazer a 1ª Comunhão no dia de Co~rpo de Deus. Rezemos por eles.
Passa pelo meu cantinho e faz uma oração...
beijos em Cristo e Maria
Paz do Sr. meus queridos irmãos, devido a um grande numero de visitante que tem, tido o meu blog qual resolvi construir um novo Blog no blogspost o qual em alegro muito.
Todos os textos que estão no antigo blog do sapo http://pedroaurelio.blogs.sapo.pt/ estão a ser transferidos para este novo espaço , e os respectivos comentários dos mesmos post .
Vai ser um trabalho demoroso mas no fim vai ter um bom resultado pk estou a dividir todas as matérias por um blog .
Os quais deixarei os respectivos endereços dos mesmos .
Gostaria que trocassem o meu endereço antigo que esta nos vossos blog o sites.
Para que este que passo a mencionar http://deus-e-tudo-para-mim.blogspot.com/
para que este projecto que esta no meu coração possa cada vez ir mais longe e chegar a pessoas que precisam de uma palavra de esperança para a sua vida
Desde já pesso a todos os visitantes que sabem que a onde esta o meu endereço do meu blog e não conste o endereço novo que me deixem um recado para que possa pedir o favor ao respectivo dono do blog o do site que troque o endereço .
Endereços dos meus novos blogs .
http://deus-e-tudo-para-mim.blogspot.com/
http://noticiasevangelica.blogspot.com/
http://osmeuscomentriosrecebidosepubli.blogspot.com/
Contactos
deusetudoparamim@gmail.com
deusetudoparamim@hotmail.com
Desde já peço a vossa compreensão pelo incomodo que posso estar a causar .
Que Deus te ajude sempre.
Olá, cara irmã em cristo.
A muito que visito o seu blog,e quantas vezes penso que estamos no mesmo barco,hoje foi a última vez,sou catequista de alguns grupos:4,os do sexto fizeram hoje a profissão de fé,eu entrego-me de alma e coração,pra que tudo corra bem,e correu Graças a Deus,mas ao fim apenas uma familia veiu ter comigo,a dizer que tinha sido uma celebração muito bonita,nós não fazemos pra ser aplaudidas a reconpença virá um dia mas uma palavrinha fica sempre bem,não é?Nós semeamos,a colheita pertence a outros,que Jesus nos ajude,nesta missão que é a de levar a Boa Nova, a tantos que se não fosse a(o)catequista nunca teriam ouvido falar,N;ELE.Despeço-me com amizade desta irmã em Cristo.
Amiga,
já apanhei muita ingratidão neste meu percurso de catequista (que não é tão pequeno assim),inclusive já ouvi repetido por uma criança o que a mãe disse "a catequista é parva"... e Algo me move sempre a continuar.
Quando conseguimos fazer discípulos de Cristo é muito gratificante! E tenho notado que muitas vezes os filhos trazem os pais... e é tão bom quando mães, que não estávamos bem à espera da sua disponibilidade, se prontificam para ser catequistas, e óptimas catequistas!
Há de tudo, amiga!
Beijinho
Bem sei que as pessoas de bem nunca estão a pensar ser agradecidas por aqueles que são alvo do seu trabalho desinteressado e cheio de dedicação. Porém, não é por isso que, essas pessoas, deixam de ser ingratas e mal educadas.
Você está de certeza em paz e elas?
UM BOM DOMINGO
paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi o primeiro convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.
pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.
link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/
venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.
paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi o primeiro convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.
pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.
link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/
venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.
Sou catequista há 7 anos e todo ano é a mesma coisa, ninguém nunca agradece e nem imagina o trabalho que é preparar tudo p/ este dia tão maravilhoso que é o encontro c/ Jesus, mas o que fazemos é p/ honra e glória do Senhor não devemos receber merecimento. Ele mesmo fez tantos milagre, tantas curas e o agradecimento do povo foi a cruz. Então estamos no caminho certo, que Deus te abençõe pois os agradecimentos a gente recebe lá em cima no céu. Bjs
Enviar um comentário