E o caminho continua, entrando agora numa fase muito especial.
Se ainda se recordam, durante a Quaresma realizamos a tarefa de "construir" a árvore da vida", tarefa que ficou concluída no 5º Domingo da Quaresma. Nesse dia a nossa árvore encheu-se de folhas e de frutos, em resultado da participação das crianças na Eucaristia Dominical. Apesar de bem colorida, muitas folhas e frutos ficaram colocados no chão... A eterna batalha que travamos com os pais, ao tentar fazer-lhes compreender da necessidade de colaborarem com os catequistas, incutindo nos seus filhos a participação na Eucaristia Dominical, ao longo de todo o ano, e não apenas em épocas mais festivas. De facto, no Domingo de Ramos a Igreja encheu-se...
Passada esta festa da Páscoa, o grupo entra na fase final de preparação para a sua grande festa - Festa da Primeira Comunhão, a realizar no 1º Domingo de Maio.
Nota-se um certo nervosismo por parte deles. Eles sabem que os pais estão a preparar a festa, sabem que estarão presentes parentes próximos, que se deslocam especialmente para participarem.
Da nossa parte estamos a tentar explicar-lhes o verdadeiro significado da festa, estamos a tentar que na hora da Eucaristia vivam plenamente o momento, com significado. Desejamos que seja memorável. Rezamos para que aconteça...
É isso que vamos tentar explicar aos pais na reunião que iremos realizar no próximo Sábado. Afinal, é a primeira vez que estas crianças irão receber Jesus, senti-lo ainda mais próximo.
5 comentários:
E sendo a primeira vez, devem sentir o verdadeiro significado da acção que vão fazer.
o nervosismo é bom para alertar, afinal, é importante! mas também é bom acalmá-los, para q o momento seja vivido com serenidade :)
rezo por ti e por eles
Olá Catequista
Pelo comentário que deixaste no meu canto depreendo que fazemos anos no mesmo dia, por isso, atrasados aqui estão os meu parabéns acompanhados de um "presente", que não sei se já "terás":
http://piergiorgiofrassati.no.sapo.pt/frames/Principal.htm
A vida do Beato Pier Giorgio Frassati que "faz" anos no mesmo dia que nós e que teve uma vida que é um exmplo para todos os jovens.
Abreijos amigos em Cristo
Oi!
O ano passado foram os meus catequizandos que fizeram a 1ª Comunhão. Foram 40.
Foi uma festa bonita, mas muito demorada (2h30m). Muitos pormenores, muito ensaio, mas a preocupação deles era com as roupas e as prendas...
Um dos meninos tem uma deficiência e queria pôr a hóstia fora...
Na semana seguinte dedicamos a catequese a explicar o significado do que tinha acontecido e o que eles tinham sentido. Fizemos até um power point. Posso te enviar, se quiseres.
Que tudo corra bem.
Um beijo, Celina
A catequese dos pais começa nos filhos...
Enviar um comentário