Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, fevereiro 18, 2007

O meu testemunho

Foi há alguns anos, 17 se não me engano. Foi no ano em que realizei a minha Profissão de Fé. Na altura não havia o uso de se continuar até ao Crisma. Quando este se realizasse haveria uma série de reuniões de preparação.
Era Verão, um final de tarde, quando 2 catequistas bateram à porta. Uma delas tinha sido responsável pela minha preparação para a Profissão de Fé, a outra não a conhecia. Perguntaram-me se estaria interessada em ajudar na catequese, ser auxiliar num grupo. Aceitei!
Comecei num grupo de cerca de 50 crianças, com uma catequista responsável e mais 3 auxiliares. Era o 2º ano e a experiência foi, no meu ponto de vista, enriquecedora. Tínhamos reuniões de catequistas semanais onde se preparava a catequese e se tomavam decisões, sempre com a presença do pároco. Esses primeiros anos foram aqueles que recordo com mais saudade, pois foram os anos que mais me marcaram na experiência de ser catequista e na minha própria fé. Era um grupo unido, de entreajuda, onde as reuniões serviam de formação a quem, como eu, estava a iniciar-se.
Os anos foram passando. Fui complementando a minha formação com a participação num Curso de Iniciação e ao fim de 6 anos entregaram-me um grupo de crianças de 6 anos. Não foi uma tarefa fácil, mas sem dúvida que foi gratificante e serviu de aprendizagem. O grupo era de 40 crianças, assumido por 2 catequistas, eu e a S. Foi um caminho de descoberta, de dificuldades, mas com muitas alegrias. Alguns foram ficando pelo caminho, outros continuaram e outros foram integrando-o ao longo dos anos. E que caminhada! Vinte realizaram o seu Crisma, 10 anos depois de terem iniciado o seu percurso. Um percurso marcado pela minha entrada na Universidade e posteriormente pela da S. Mas apesar disso, a Fé em Cristo, o desejo de espalhar a sua Palavra e os olhos daquelas crianças que já sentíamos tão próximas de nós impediram que deixássemos este grupo. Nem todos são membros participativos na comunidade, mas eu acredito que a semente está lá no seu coração, e que qualquer dia irá despontar. Nos dias que correm é bem difícil despertar os jovens para a religião, chamá-los à Igreja, cativá-los. Tenho porém a certeza de que, tanto eu como a S., nos esforçamos por isso, e também acredito que este grupo viveu cada uma das Festas com verdadeira emoção e consciência daquilo que estavam a realizar – Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Confirmação. Foram os próprios pais que o disseram. Hoje são garotos com um pé na Universidade e é com carinho que nos cumprimentam quando por nós passam na rua. Pode ser que um dia, quando forem pais, se lembrem das suas catequistas, da sua catequese e a semente brote…

Por razões profissionais parei um ano. Senti falta, confesso.

Hoje tenho novamente um grupo, bem diferente do meu primeiro grupo. Os tempos são outros, a diversidade de ofertas também. Até os próprios pais…
É um grupo de 40 crianças, e novamente tenho a S. a meu lado. Como auxiliar tenho a MJ, uma das minhas meninas do meu primeiro grupo.
Cada encontro é uma descoberta, deles e minha, mas já noto a amizade que sentem por Jesus e o desejo de quererem aprender mais.

Sim, sou catequista porque me chamaram e não voltei a cabeça. Porque gosto de ver as crianças com sede de saberem mais sobre Jesus, de serem suas Amigas. Pela alegria que sinto ao terminar cada encontro e saber que consegui chegar ao seu coração. Não gosto de fazer espectáculos, de mostrar actividades só para outros verem. As actividades servem para as crianças viverem em pleno a sua fé, sentirem a alegria de serem amigos de Jesus e de saberem que Ele também é seu Amigo. Às vezes é preciso fazer sacrifícios, são horas a menos que se passa com a família, enfim… Mas quando se faz o que se faz por amor, a Cristo e a estas crianças que estão a desabrochar, tudo vale a pena!

Há ainda obstáculos que tentamos ultrapassar, mas nem sempre o conseguimos. Dificuldades ao nível dos espaços, dos recursos e até mesmo na funcionalidade do grupo de catequistas, que já não é tão unido como era. Mas isso será assunto para outro post…

Por agora lanço o desafio:
E tu, porque razão és Catequista?

5 comentários:

J disse...

Catequista,

Deves ser um meio de transmissão optima do amor de Cristo, tenho a certeza que essas crianças estão bem entregues e que a sementinha que falaste irá desabrochar.

Sou catequista, porque gosto de dar a conhecer Deus aos outros.
Sou catequista porque gosto de caminhar com Eles na fé e com Ele ao nosso lado.
Sou catequista porque mesmo não tendo jeito nenhum para falar, e muito menos o Dom da palavra gosto de dar um bocadinho de mim, gosto de me esvaziar de mim e encher-me d´Ele ou pelo menos tentar fazê-lo para lhes dar a conhecer este Deus que é amigo e nos ama.

Um grande beijinho em Cristo

Maria João disse...

Sou catequista porque "Ai de mim se não evangelizar!". Também gostei que me falassem de Deus, como é Pai e Amigo. Gostei que me falassem do exemplo que Jesus nos deixou e que nos leva a ter uma vida muito mais calma e bonita, apesar dos problemas. Além disso, o que Jesus nos pediu foi para irmos e anunciar a Boa Nova. Ser cristão é, sobretudo, evangelizar.

E mesmo que eles não continuem a ser cristãos católicos, que aprendam a dar importância aos valores morais e éticos. Já basta o caminho que a sociedade está a levar, em que tudo vale, logo desde cedo.

Só tenho pena que muitos sejam deixados na catequese para os pais irem às compras e não os terem de aturar durante aquele tempo. No outro dia, um colega meu ficou várias horas à espera dos pais que tinham ido... à praia.

Acho que também se devia pensar na catequese para pais...

Catequista disse...

Tens razão Maria João. Fala-se muito na catequese de pais, mas pouco tem-se feito. Nem numa simples reunião de pais, feita para falar dos seus filhos, se consegue juntar os pais. Mas este ano vou tentar pôr os pais a trabalhar com os seus filhos durante a Quaresma, uma vez que é o Ano da Família na minha diocese.

O melhor dos blogues disse...

Desta vez escolhi este post para figurar em "O melhor dos blogues".
Gostei muito do teu testemunho.

Anónimo disse...

Sou catequista, inicialmente porque tinha feito o crisma e me convidaram.
Por razões pessoais, estive afastada desde os 18 anos até aos 34 anos. No entanto, tinha uma voz dentro de mim que não queria calar que me dizia: "podias ser catequista outra vez!". Tentei ignorar a voz, dando as desculpas de sempre (não tenho tempo, não tenho paciência...) mas não consegui resistir. Encontrei muitas dificuldades no início mas Deus tem me ajudado a encontrar apoio em muitos lados, inclusivé através de blogs como e seu. Para mim, a catequese é mesmo uma paixão! Um abraço, Celina