Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, dezembro 16, 2006

Catequese III Domingo do Advento

As crianças são realmente formidáveis. Às vezes temos a sensação de que não ouvem nada daquilo que dizemos e no entanto surpreendem-nos com a informação que conseguem assimilar.
Nos nossos encontros temos vindo a falar do Advento, e eu, que ao princípio pensei que seria um termo difícil de assimilarem, é entendido pelo grupo com a maior das naturalidades porque o associaram ao Calendário do Advento - aqueles chocolates que diariamente comem e que lhes permite fazer a contagem decrescente até ao Natal.
Nesta nossa caminhada já temos a cabana, a vaca e o burro. Hoje perguntei qual seria a próxima figura a colocar. Alguns responderam que seria Jesus, mas ainda eu não tinha aberto a boca e logo uma vozinha respondia que Jesus ainda não tinha nascido, logo não poderia ser ele. Depressa concluiram que seria José e Maria, seus pais. Relembrei aos poucos a história que nos fala do recenseamento que naquele tempo se realizou e as figuras foram colocadas no nosso presépio.
A tarefa para esta semana consiste em ajudar o próximo, ou seja ajudar quem precisa, principalmente as pessoas que vivem na nossa casa.


Pela primeira vez na minha paróquia a catequese prolonga-se para além do fim das aulas. Assim haverá novo encontro na próxima semana. Além disso, e ao contrário do que é habitual, a Celebração do Natal será realizada no Domingo da Epifania, com a presença de todos os grupos de catequese numa das Eucaristias, onde será apresentada a Sagrada Família que cada grupo "construiu". Hoje começamos a construir a nossa. Quando estiver pronta irão ter a oportunidade de a ver...
Um Santo e Feliz Domingo para todos!

5 comentários:

J disse...

É tão engraçado, ver que apesar de distraidas, muitas vezes estão com atenção, sem darmos por isso.

Fico muito contente em saber que a Catequese se irá prolongar para além das aulas, porque o acompanhamento espiritual é importante e julgo que nesta altura do ano, imprescindivel, para o crescimento de cada criança como pessoas e como Cristãos.

Estou curiosa para saber como será a vossa Sagrada Familia.

Um grande beijinho em Cristo

Maria João disse...

Ainda bem que continua depois das aulas. Era bom que isso acontecesse na minha paróquia. Aliás, em todas.

O meu grupo é muito irrequieto, mas ao mesmo tempo presta muita atenção a tudo o que está à sua volta e ouve o que digo. Ainda no outro dia perguntei-lhes que prenda deveríamos dar a Jesus. Apesar de terem 7 anos e de viverem em casa mais o Natal das prendas, lembraram-se do que tínhamos aprendido desde o primeiro ano e responderam, sem ajuda da minha parte: vamos dar-Lhe a Paz, o Amor e a ajuda aos outros.

beijos em Cristo

Catequista disse...

Sim Maria João, os grupos são cada vez mais irrequietos. E quanto mais pequenos mais vida têm. Na catequese tento transmitir essas ideias e esses valores, mas a catequese é uma hora... Num dos últimos encontros em que falei de dar uma prenda a Jesus, uma das crianças respondeu-me: "E como fazemos isso? Atiramos ao ar?". Cada vez mais estou entusiasmada com o meu grupo e espero conseguir transmitir-lhes a alegria de serem amigos de Jesus.

Um abraço

Maria João disse...

Um Natal muito feliz para ti e para os teus. Que o Menino Jesus vos ilumine e que vivam com Deus em tudo e sempre, ou seja, com muito amor.

Ver para crer disse...

Boa mensagem.
Aproveito para desejar Boas Festas ao autor deste blog e seus familiares.