Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

terça-feira, março 17, 2009

S. Paulo na Catequese

Como já tinha referido no post anterior (já um pouco antigo, é certo), na catequese comecei por mostrar um vídeo sobre a vida de S. Paulo, uma vez que que vivemos o Ano Paulino.

Num outro encontro, mostrei um segundo filme, que embora um pouco repititivo em relação à sua vida, apresentava algum do seu Ministério, a sua prisão e morte.

No final desse encontro desafiei o grupo a realizar um trabalho sobre S. Paulo, ao que, surpreendentemente, o grupo reagiu muito bem. De facto, mostraram-se tão entusiasmados que, na semana seguinte, já tinha dois trabalhos entre mãos.

Assim, durante este mês, individualmente ou em grupo, trabalhos de pesquisa, cartazes ou outro tipo de trabalho, estão a ser desenvolvidos por estas crianças. No final irei realizar uma reunião de pais onde apresentarei os trabalhos desenvolvidos por este grupo. E claro, também os irei apresentar aqui (aguçando um pouco a curiosidade, existe um trabalho que está fantástico!).

Numa das reuniões de catequistas lancei o desafio aos outros grupos, com o objectivo de no final do ano realizarmos uma exposição de trabalhos, aberta à paróquia. Mas não sei se aderiram....

E como estamos em plena Quaresma, o grupo tem desenvolvido uma série de actividades propostas pela Diocese de Leiria-Fátima (ver link na barra lateral) que tem como tema S. Paulo. Assim, em cada semana é entregue uma pequena tarefa a cada criança, que deverá ser devolvida na semana seguinte, devidamente realizada. É claro que alguns não estão muito interessados, mas existe um pequeno grupo muito entusiasmado, a tal ponto que a primeira pergunta que fazem é se não me esqueci da tarefa dessa semana.

Pela realização das tarefas, também me apercebo da colaboração dos pais - alguns ajudam, outros não...

E quem cumprir tudo terá direito a uma pequena recompensa!!!!

Quanto aos encontros propriamente ditos, tento seguir o guia de catequese, mas este grupo é muito curioso e questiona muito, a ponto de por vezes me desviar do plano. Contudo, acho que acima de tudo, o importante é que eles vejam as suas dúvidas esclarecidas, principalmente quando na escola, o professor lhes diz que o mundo não foi nada criado por Deus e outras ideias provenientes de um homem não acredita em Deus. Sinceramente, são crianças do 3º ano da escola, com 8/9 anos... Mas este assunto ficará para outro post...

Sem comentários: