Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, novembro 29, 2009

Advento - Acolher Jesus em Família

Estamos em preparação para o Natal - hoje inicia-se o tempo do Advento!
A catequese na paróquia está a trabalhar, dinamizando uma série de actividades nos diferentes grupos de catequese.

A nível paroquial, a opção recaiu sobre a proposta apresentada na revista "A Mensagem" do Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto.

A nível de cada grupo, há uma diversidade de actividades, que cada catequista adaptou, de acordo com o seu grupo. No caso do 4º ano, adaptei a proposta apresentada pelo Secretariado de Leiria-Fátima e pela Agenda do Catequista.

Durante o Advento, cada criança receberá uma mão aberta.


E esta é a primeira tarefa...

1ª Semana do Advento (29 de Novembro)

1º Passo:
Do texto do Evangelho deste primeiro Domingo do Advento (Lc 21, 25-28.34-36), lê apenas esta frase em que Jesus nos lança um desafio:


«Tende cuidado convosco... vigiai e orai em todo o tempo»


2º Passo:

Pinta, recorta e cola o símbolo desta semana no centro da mão.

Escreve no dedo a frase “Vigiai e orai”.

3º Passo:

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Amigo Jesus,
Tu que nos dizes para vigiar e orar em todo o tempo,
Ajuda-nos a ser sempre uma família unida e amiga,
E a nunca nos esquecermos que Tu queres morar na nossa casa. Amen.

4º Passo:

Tens um desfio para esta semana: rezar! Serás capaz de o fazer?
Todos os dias, um bocadinho antes de ires dormir, reza com a tua família esta mesma oração.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Catequese do 4º ano

O ano de catequese já começou há algum tempo, mas a disponibilidade de tempo para postar no blog não tem sido muita.

Até no grupo de catequistas tem sido dificíl conciliar horários para realizar as nossas reuniões mensais (se bem que cada vez me convenço mais que em vez de união, o grupo está a ficar mais desunido, mas isso são outras águas).

O grupo tem-se mantido coeso - cerca de 20 a 25 crianças participam assiduamente. As catequeses iniciais têm sido dedicadas à Bíblia, à sua história e à sua constituição, como acontecerá ao longo de todo o ano. Talvez por isso não faça muito sentido a realização da Festa da Palavra no final do ano.

Para quê receber a Bíblia nessa altura, quando ao longo do ano várias são as referências e os trabalhos que podem ser realizados e que a têm como suporte? Talvez por isso uma paróquia aqui vizinha celebrou esta festa no início do ano. É uma ideia a seguir...


PS - O Advento está aí à porta e é tempo de ir pensando nas actividades que se podem desenvolver. Aqui ficam algumas sugestões:

Secretariado Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima - tem disponível uma actividade para a Infância e para a Adolescência (procurar o link na barra lateral);
Secretariado Diocesano da Catequese do Porto - disponibiliza uma actividade que envolve a catequese, a paróquia e a família na sua revista "A Mensagem";
Edições Salesianas - actividade proposta na agenda "Catequistas".
Podem deixar outras sugestões. Estejam à vontade...

segunda-feira, agosto 31, 2009

O que eles gostam e não gostam na catequese

O blog esteve de férias. Ás vezes também temos de parar, de fazer uma pausa, de reflectir nas nossas actividades.

Todos os anos lutamos e revoltamo-nos porque queremos ser diferentes, porque pretendemos mostrar que somos unidos, que trabalhamos para o bem comum.

Mas no fim, não passam de meras teorias que nunca chegamos a concretizar porque somos nós próprios que criamos os entraves.

O final da catequese, sim, é deste assunto que estou a falar. Em Setembro, combinamos, imaginamos, fazemos planos e calendarizações. Quando chega à altura temos respostas deste género "Eu já combinei com o meu grupo e vou ter esta actividade..."; "Eu quero terminar mais cedo que estou farta...;" Enfim... E nem a data que combinamos para terminar é cumprida. E gera-se a confusão entre pais que têm filhos em diferentes grupos de catequese. Resultado, o filho que terminar mais cedo é o que marca o fim da catequese - o outro já não vai mais.

Eu já nem ligo, nem quero saber. Acabamos por nos chatear. Por isso, na data marcada preparei um lanche para os meus meninos e fiz-lhes ainda um inquérito. Afinal, é sempre bom sabermos o que eles pensam da catequese.

Os resultados aqui estão. Numa altura em que devemos omeçar a pensar e a organizar o novo ano de catequese estas podem ser algumas sugestões a ter em conta.

O que mais gostei na Catequese

- de tudo!
- de fazer a Via-Sacra;
- de ver filmes;
- do convívio e de aprender mais sobre Jesus;
- de rezar e ouvir a catequista;


O que não gostei na Catequese

- de estar de pé;
- de quando a catequista nos ralhava...;


Ideias para a Catequese

- fazer piqueniques;
- aprender mais orações;
- pintar quadros;
- ver mais filmes;
- de fazer teatro/dança;
- fazer uma festa de fim de ano de catequese

Pode parecer estranho estar a abordar este assunto, nesta altura. Mas não é. Ainda o ano não começou a sério e já ouço catequistas a dizer que não querem saber, que não estão interessadas em participar nas reuniões, que até já estão a pensar faltar às mesmas (entenda-se que as reuniões na minha paróquia são mensais - apenas e só, uma vez por mês). O que interessa é o meu grupo e pronto!
Desculpem, mas isto é egoismo, isto não é ser catequista...

sábado, junho 06, 2009

S. Paulo na Catequese

Finalmente vou postar as fotos dos trabalhos que o grupo do 3º ano realizou sobre S. Paulo.

Neste Ano Paulino, o tema foi aproveitado para passar um filme na catequese, em desenhos animados, sobre a vida de S. Paulo. O grupo gostou imenso de ver (como acontece sempre que passo um filme ;)) e no final surgiu-me a ideia que apresentei ao grupo: "Querem fazer um trabalho sobre S. Paulo? Pode ser em grupo ou individual, em cartolina ou sob a forma de trabalho de pesquisa."

O grupo ficou logo entusiasmado, começou a trocar ideias, a formarem grupos de trabalho...

Na semana seguinte apareceu logo um feito. Aos poucos, foi aparecendo o resto. É certo que nem todos participaram, mas o resultado final foi muito bom. Ora vejam as fotos:




Um dos encontros do mês passado foi substituído por uma reunião de pais. Entre outros assuntos relacionados com a catequese e as crianças, os pais puderam apreciar os trabalhos realizados, os quais estavam expostos na sala de catequese para que também os outros grupos de catequese os pudessem apreciar.

sábado, maio 16, 2009

Actividade de Maio III

Os post anteriores resultam de uma pesquisa simples feita na net. Com estes dados elaborei um panfleto que entreguei a cada criança, no primeiro Sábado deste mês.


Nesse mesmo encontro, expliquei (usando um terço XXL, daqueles que antigamente se usavam nos quartos, colocados por cima da cama) como se rezava um terço, explicitando a diferença entre as contas.


Junto com o panfleto enviei uma folha para colorir, representando um terço e ainda algumas informações sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima, onde pediu aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias.

A tarefa consiste em pintar as contas todas, resultando assim num terço completo. Pode ser feito num dia (basta que se participe na oração diária que decorre na igreja) ou então repartir ao longo do mês.

Actividade de Maio II

O Rosário durante a semana

Mistérios Gozosos (às segundas-feiras e sábados, e nos domingos do Advento)
Contemplam a encarnação do Filho de Deus e Sua missão no mundo
1º Mistério – Anunciação a Maria;
2º Mistério – Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel;
3º Mistério – Nascimento de Jesus;
4º Mistério – Apresentação do Menino Jesus no Templo e purificação de Nossa Senhora;
5º Mistério – Perda e encontro do Menino Jesus no Templo.


Mistérios Dolorosos (às terças e sextas-feiras, e nos domingos da Quaresma)
Contemplam a Paixão e Morte de Jesus

1º Mistério – Agonia de Jesus no Horto;
2º Mistério – Flagelação de Jesus;
3º Mistério – Coroação de espinhos;
4º Mistério – Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário;
5º Mistério – Crucifixão e morte de Jesus.


Mistérios Gloriosos (às quartas-feiras e domingos do tempo Pascal e Comum)
Contemplam a vitória de Jesus sobre a morte, o nascimento da Igreja e a glorificação de Maria

1º Mistério – Ressurreição de Jesus;
2º Mistério – Ascensão de Jesus ao Céu;
3º Mistério – Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos;
4º Mistério – Assunção de Maria;
5º Mistério – Coroação de Maria no Céu.


Mistérios Luminosos (às quintas-feiras)
Contemplam a revelação do Reino de Deus já personificado em Jesus

1º Mistério – Baptismo de Jesus no rio Jordão;
2º Mistério – Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná, quando transforma a água em vinho;
3º Mistério – Anúncio do Reino de Deus por Jesus, com o convite à conversão;
4º Mistério – Transfiguração de Jesus;
5º Mistério – Instituição da Eucaristia.

sexta-feira, maio 15, 2009

Actividade de Maio I

A História do Rosário


Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de David eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-Nossos”. No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que rezamos uma Avé-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário que rezamos completo oferecemos a Nossa Senhora uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário é a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
Com o Rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor, de glória e de luz de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus.


Como rezar o Rosário

O Rosário completo é formado actualmente por quatro partes. Como desde o século 19 o Rosário tinha três partes, cada parte é tradicionalmente chamada de "terço". Cada terço é composto por cinco mistérios. Cada mistério, por sua vez, é contemplado com uma meditação própria e a recitação de:

um Pai-Nosso,
dez Avé-Marias
um Glória ao Pai
jaculatórias (pequenas orações)


Deve-se iniciar a oração do Terço fazendo o Sinal da Cruz.
Em seguida anuncia-se o mistério, de acordo com o dia da semana e reza-se um Pai-Nosso na primeira conta grande (no desenho o que está assinalado a verde).

Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar uma Avé-Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai-Nosso, dez Avé-Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
Ao terminar o 5º mistério reza-se um Glória. De seguida rezam-se três Ave-Marias por alguma intenção especial e termina-se com a oração da Salvé Rainha.
Quando não se reza o Rosário inteiro, pode-se recitar um só terço, ou então as dezenas separadamente, contanto que se complete ao menos um terço no mesmo dia.

domingo, maio 10, 2009

O terço na catequese

Entre uma pausa e outra nos Encontros de Catequese eis-nos em pleno mês de Maio - mês de Maria. Claro que a Catequese não poderia deixar de viver este mês de modo especial.
A actividade principal consiste na participação diária na oração do terço, que na nossa paróquia ocorre antes da Eucaristia diária. Infelizmente, o dia-a-dia das crianças tem-se modificado ao longo dos anos: o prolongamento nas escolas; as actividades extra-curriculares; o facto de ambos os pais (pai e mãe) trabalharem... Como resultado, temos uma participação muito fraca das crianças na oração do terço. Mesmo pensando que ao fim-de-semana a disponibilidade é maior...
Foi a pensar nesta situação (e porque conheço um pouco os pais das crianças do meu grupo) que resolvi desenvolver uma actividade no meu grupo de catequese. Com essa actividade pretendo que as crianças conheçam o terço, o seu significado e a sua histoória. A parte prática consiste na oração do terço ao longo do mês de Maio.
Felizmente esta actividade (bem como as outras que tento desenvolver) tem tido uma grande adesão. Algumas das crianças que faltaram na semana passada ao encontro perguntaram pelo seu papel...
Nos próximos dias irei disponibilizar o documento que entreguei a cada criança.

domingo, abril 12, 2009

Não está aqui, mas Ressuscitou!

Após a caminhada da Quaresma, que rendeu os seus frutos (a seu tempo farei um balanço das actividades desenvolvidas pelo grupo), eis-nos chegados à Festa grande, à alegria da Vida - Jesus não morreu, RESSUSCITOU!!!!

A todos quantos por aqui vão passando desejo uma Santa e Feliz Páscoa!!!

Que Jesus Ressuscite em cada um dos nossos corações!

domingo, março 22, 2009

As novas tecnologias ao serviço da Catequese

A tarefa referente à 3ª semana, inserida na actividade proposta pelo Secretariado Diocesano de Leiria-Fátima para a Quaresma, foi a que se apresentou, até ao momento, mais exigente. A mesma consistia em pintar no mapa os locais por onde S. Paulo andou.

Não é fácil, pois muitas das cidades referidas não são conhecidas pelas crianças, tendo-se verificado alguma dificuldade na sua realização, e até um certo desânimo...

Mas, de forma surpreendente, algumas crianças conseguiram resolver a sua grande dificuldade: pesquisaram na net, encontraram mapas com a identificação das viagens de S. Paulo, imprimiram e entregaram!

Não há dúvida que as novas tecnologias podem ser uma mais valia para a Evangelização!

terça-feira, março 17, 2009

S. Paulo na Catequese

Como já tinha referido no post anterior (já um pouco antigo, é certo), na catequese comecei por mostrar um vídeo sobre a vida de S. Paulo, uma vez que que vivemos o Ano Paulino.

Num outro encontro, mostrei um segundo filme, que embora um pouco repititivo em relação à sua vida, apresentava algum do seu Ministério, a sua prisão e morte.

No final desse encontro desafiei o grupo a realizar um trabalho sobre S. Paulo, ao que, surpreendentemente, o grupo reagiu muito bem. De facto, mostraram-se tão entusiasmados que, na semana seguinte, já tinha dois trabalhos entre mãos.

Assim, durante este mês, individualmente ou em grupo, trabalhos de pesquisa, cartazes ou outro tipo de trabalho, estão a ser desenvolvidos por estas crianças. No final irei realizar uma reunião de pais onde apresentarei os trabalhos desenvolvidos por este grupo. E claro, também os irei apresentar aqui (aguçando um pouco a curiosidade, existe um trabalho que está fantástico!).

Numa das reuniões de catequistas lancei o desafio aos outros grupos, com o objectivo de no final do ano realizarmos uma exposição de trabalhos, aberta à paróquia. Mas não sei se aderiram....

E como estamos em plena Quaresma, o grupo tem desenvolvido uma série de actividades propostas pela Diocese de Leiria-Fátima (ver link na barra lateral) que tem como tema S. Paulo. Assim, em cada semana é entregue uma pequena tarefa a cada criança, que deverá ser devolvida na semana seguinte, devidamente realizada. É claro que alguns não estão muito interessados, mas existe um pequeno grupo muito entusiasmado, a tal ponto que a primeira pergunta que fazem é se não me esqueci da tarefa dessa semana.

Pela realização das tarefas, também me apercebo da colaboração dos pais - alguns ajudam, outros não...

E quem cumprir tudo terá direito a uma pequena recompensa!!!!

Quanto aos encontros propriamente ditos, tento seguir o guia de catequese, mas este grupo é muito curioso e questiona muito, a ponto de por vezes me desviar do plano. Contudo, acho que acima de tudo, o importante é que eles vejam as suas dúvidas esclarecidas, principalmente quando na escola, o professor lhes diz que o mundo não foi nada criado por Deus e outras ideias provenientes de um homem não acredita em Deus. Sinceramente, são crianças do 3º ano da escola, com 8/9 anos... Mas este assunto ficará para outro post...

domingo, fevereiro 01, 2009

Como vai o nosso caminho?

Vai-se fazendo... com a ajuda do Espírito Santo.
De facto, o grupo tem-se mantido coeso. Cerca de 25 crianças participam activamente em cada encontro. E de facto é mesmo activamente.
Este grupo é caracterizado por uma sede de respostas, que muitas vezes fazem com que o encontro que eu tinha preparado se desvie do plano traçado. É certo que não podemos seguir o plano à risca, e é importante que as suas dúvidas (algumas bem válidas) sejam devidamente esclarecidas. Não me posso esquecer que estas crianças pertencem a famílias que, na sua maior parte, não vivenciam a fé e por isso não lhe podem dar o que eles pedem.
Por outro lado, em crianças de 8/9 anos, já se vai notando uma certa destabilização pelo facto de estarem contrariados, obrigados a participar na catequese. Por vezes destabilizam o grupo todo, sendo difícil apaziguar determinados conflitos. Cada vez mais sinto a falta da S. , do seu apoio, da sua presença. Mas a vida é mesmo assim, e acho que um pouco por todo o lado a falta de catequistas é mesmo um problema.
Em relação às actividades, destaco a actividade do Advento, baseada na proposta do Secretariado de Catequese de Leiria-Fátima, "pondo" mais uma vez a família de cada criança a trabalhar, para além de seguirmos as sessões do catecismo do 3º ano.
No entanto, e porque estamos no Ano Paulino, ontem resolvi passar um filme sobre a vida de S. Paulo, que terá continuidade com outro relacionado com a sua conversão, que será passado num outo encontro. É importante que conheçam esta figura tão importante do Cristianismo, pelo que este tema será tratado em outras sessões.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Prémio!!

O Ano de 2009 começou da melhor maneira para este cantinho! Foi-lhe atribuído o prémio "Blog de Ouro" pela M. João do Caminhar do Sul, a quem agradeço e ao mesmo tempo peço desculpa por só agora o referir.




E de acordo com as regras devo passá-lo a outros 5 blogues, também eles merecedores deste prémio. E os escolhidos são:







Agora, a cada um dos nomeados cabe:

- copiar o prémio e colocar no seu blog;
- fazer referência do meu nome e colocar o endereço do meu blog (se assim o entender);
- presentear 5 pessoas cujos blogs sejam uma inspiração para si;
- deixar um comentário nesses blogs para que saibam que ganharam um prémio.

Aproveito ainda para desejar a todos um Feliz 2009!

Que o Espírito Santo ilumine cada dia das nossas vidas, cada escolha do caminho a percorrer, cada opção da vida de cada um de nós!

Que Jesus viva no coração de cada um de nós! Que cada um de nós O dê a conhecer ao irmão que está a nosso lado!