Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, novembro 08, 2008

O que temos caminhado...

Já lá vai um certo tempo desde o último post, o que levará a pensar que o caminho está em pausa.
A verdade é que os nossos encontros de catequese têm estado condicionados por outras actividades na paróquia.
Para já posso dizer que estou bastante satisfeita com o grupo - de encontro para encontro o número de elementos tem aumentado. E no último eram já 27!! (O único problema é que estou sozinha, e às vezes não é fácil gerir um grupo de crianças tão activo).

E o que temos feito?

Não tenho seguido o guia do 3º ano tal e qual está discriminado. Por vezes contorno as sessões aí apresentadas, para abordar assuntos relacionados com o tempo litúrgico que vivenciamos ou para rever um ou outro assunto mais importante e que eu sei que as crianças esquecem de um ano para o outro. Foi o que aconteceu.
Começamos por falar sobre as Missões e a sua importância. No Domingo das Missões, cada grupo de catequese recebeu um mealheiro da Infância Missionária, para recolher donativos até ao Natal.
Um dos encontros de catequese foi aproveitado para as crianças se reconciliarem. De facto, muitas crianças ficam o Verão todo sem participar na Eucaristia, e agora, que voltam a participar não o fazem em pleno devido a essas (e outras) faltas. Grande parte deste meu grupo aproveitou e por isso, foi necessário rever algumas ideias sobre o Sacramento da Reconciliação.
Neste mês ainda não tivemos nenhum encontro de catequese. No 1º de Novembro, por ser o Dia de Todos os Santos, muitos participaram nas cerimónias realizadas na nossa paróquia, que incluem a procissão ao cemitério. Como já é tradição, no sábado a seguir ao dia 1 (hoje), na nossa paróquia realiza-se o Jubileu das Almas, com a participação dos padres das freguesias vizinhas, e que termina com a procissão ao cemitério. Esta é uma cerimónia que se realiza durante todo o mês de Novembro, nas freguesias deste arciprestado.
Ainda este mês, a Catequese tem planeada a Festa do Cristo-Rei e o início do Advento. Para aqueles que ainda não têm ideias para este tempo litúrgico sugiro que visitem os sites do Secretariado Diocesano de Educação Cristã de Leiria-Fátima e Aveiro (ver barra lateral), onde estão apresentadas propostas de actividades para as respectivas dioceses.

Na minha paróquia ainda não se preparou este tempo, mas como temos reunião hoje à noite... pode ser que saia alguma sugestão.

3 comentários:

Maria João disse...

As crianças não participam na Eucaristia durante as férias e esquecem-se de Deus.

Diria que a culpa é dos pais, que não dão o exemplo. Mas, também acredito que, se conseguem convencer os pais a comprar uma consola, também podem convencê-los para irem à missa...

Enfim.. Cada caso é um caso e pode haver culpa de uma parte e de outra...


beijos em Cristo e Maria

Ana Paula disse...

Olá, a paz de Jesus!
Sempre acompanho seu blog, por isso gostaria de presentear você. Passe no meu blog para pegar o seu presente.
Um abraço.
Ana Paula
www.pequenogigante.blogspot.com

Maria João disse...

Não te esqueças que o Natal, ou seja o nascimento de Jesus acontece todos os dias. Abre-Lhe a porta!

beijos em Cristo e Maria