É altura de fazer um ponto da situação neste espaço, no qual não postava desde o final do ano.
Entretanto já muito se passou, já muito aconteceu, mas a verdade é que não tenho tido tempo de aqui deixar uma reflexão dos encontros de catequese que entretanto já tive com os meus meninos.
Em primeiro lugar quero deixar aqui o meu desejo de um bom 2008! Que Jesus viva sempre em vosso coração!
Agora que já deixei os meus desejos para o novo ano, vou então contar o que já fui fazendo com o meu grupo.
Logo no primeiro Sábado de Janeiro tivemos o nosso encontro. Se ainda se recordam, era nesse dia que deveriam ter entregue o trabalho que ao longo do Advento foram fazendo em casa com os pais. Na verdade, apenas 2 crianças trouxeram! 2! Eu sei que elas são pequenas, que dificilmente se poderia exigir tal responsabilidade, mas então, e os pais?
No Domingo a seguir foi a nossa Celebração da Epifania, com a apresentação dos trabalhos na Eucaristia. Apareceram mais alguns trabalhos, no total de 5 em cerca de 30 crianças! Novo desânimo... Não é fácil começar um ano assim, não é fácil verificar que não temos o apoio dos pais, não é fácil verificar que todo o trabalho, tempo e até dinheiro dispendido é em vão, porque poucos são aqueles que aproveitam e recebem verdadeiramente a mensagem que lhes é transmitida.
Entretanto já tivemos um outro encontro, que também correu menos bem. As crianças, não sei porque razão, estavam irrequietas, distraídas, faladoras...
A Festa da Primeira Comunhão aproxima-se, tanto ainda de que falar, tanto ainda que ensinar e transmitir de modo a viverem em pleno esta festa tão importante. Às vezes tenho receio, receio de não conseguir fazer chegar a mensagem, de não lhes tocar no seu coração.
Ajuda-me Senhor nesta caminhada!
Aproxima-se a Quaresma! Deixem aqui sugestões de actividades que se possam desenvolver na catequese. As ideias partilhadas nunca são demais!