Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, fevereiro 24, 2007

Quaresma na Catequese e na Família

No dia 21 de Fevereiro de 2007 iniciou-se um período importante de reflexão que antecede a grande festa dos Cristãos – a Quaresma.
A Quaresma é uma caminhada de 40 dias que nos conduz à Páscoa. Os Hebreus caminharam 40 anos no deserto para só depois alcançarem a Terra Prometida; foram 40 anos de vida dura, sacrificada, de purificação da idolatria. Moisés permaneceu 40 dias no Sinai antes de receber a Lei, em oração e penitência diante da majestade de Javé. Elias caminhou 40 dias no deserto para chegar ao monte de Deus. Cristo jejuou 40 dias no deserto antes de iniciar a sua vida pública. A Quaresma é o grande período em que toda a Igreja se recolhe, e se purifica para preparar a Páscoa.
Por comemorarmos o Ano da Família, na nossa diocese, este foi também o tema escolhido para a Quaresma na nossa paróquia. Queremos deste modo aproximar a família da catequese, pois é na família que a catequese começa.
Actividade a desenvolver

Para cada semana da Quaresma é apresentada uma proposta de uma actividade individual. Fazendo o que aí se propõe cada um poderá recortar a pegada, com a ajuda de um adulto, para a colar no cartaz que ilustra o caminho.
É importante que a família se responsabilize por acompanhar esta caminhada, ajudando a criança a estar atenta a si mesma, aos outros e a Deus, e a fazer pequenas tarefas que demonstram essa atenção.
No dia 31 de Março cada criança deverá levar para o encontro da catequese o seu cartaz preenchido, para o apresentar na Celebração Pascal, que se realizará no dia 1 de Abril.



O nosso caminho...

A nossa pegada...

A tarefa desta semana: Ao longo desta semana, procura estar atento às escolhas que vais ter de fazer. Podem ser pequenas coisas, em casa, na escola, com os teus amigos, (por exemplo ver televisão ou ajudar a mãe ou a avó a pôr a mesa), e anota uma em que te parece que conseguiste escolher como o teria feito Jesus se estivesse no teu lugar. Se cumpriste a tarefa não te esqueças de colar a tua pegada no caminho!

NOTA: As actividades desenvolvidas ao longo da Quaresma serão adaptadas a partir daqui e daqui.

domingo, fevereiro 18, 2007

O meu testemunho

Foi há alguns anos, 17 se não me engano. Foi no ano em que realizei a minha Profissão de Fé. Na altura não havia o uso de se continuar até ao Crisma. Quando este se realizasse haveria uma série de reuniões de preparação.
Era Verão, um final de tarde, quando 2 catequistas bateram à porta. Uma delas tinha sido responsável pela minha preparação para a Profissão de Fé, a outra não a conhecia. Perguntaram-me se estaria interessada em ajudar na catequese, ser auxiliar num grupo. Aceitei!
Comecei num grupo de cerca de 50 crianças, com uma catequista responsável e mais 3 auxiliares. Era o 2º ano e a experiência foi, no meu ponto de vista, enriquecedora. Tínhamos reuniões de catequistas semanais onde se preparava a catequese e se tomavam decisões, sempre com a presença do pároco. Esses primeiros anos foram aqueles que recordo com mais saudade, pois foram os anos que mais me marcaram na experiência de ser catequista e na minha própria fé. Era um grupo unido, de entreajuda, onde as reuniões serviam de formação a quem, como eu, estava a iniciar-se.
Os anos foram passando. Fui complementando a minha formação com a participação num Curso de Iniciação e ao fim de 6 anos entregaram-me um grupo de crianças de 6 anos. Não foi uma tarefa fácil, mas sem dúvida que foi gratificante e serviu de aprendizagem. O grupo era de 40 crianças, assumido por 2 catequistas, eu e a S. Foi um caminho de descoberta, de dificuldades, mas com muitas alegrias. Alguns foram ficando pelo caminho, outros continuaram e outros foram integrando-o ao longo dos anos. E que caminhada! Vinte realizaram o seu Crisma, 10 anos depois de terem iniciado o seu percurso. Um percurso marcado pela minha entrada na Universidade e posteriormente pela da S. Mas apesar disso, a Fé em Cristo, o desejo de espalhar a sua Palavra e os olhos daquelas crianças que já sentíamos tão próximas de nós impediram que deixássemos este grupo. Nem todos são membros participativos na comunidade, mas eu acredito que a semente está lá no seu coração, e que qualquer dia irá despontar. Nos dias que correm é bem difícil despertar os jovens para a religião, chamá-los à Igreja, cativá-los. Tenho porém a certeza de que, tanto eu como a S., nos esforçamos por isso, e também acredito que este grupo viveu cada uma das Festas com verdadeira emoção e consciência daquilo que estavam a realizar – Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Confirmação. Foram os próprios pais que o disseram. Hoje são garotos com um pé na Universidade e é com carinho que nos cumprimentam quando por nós passam na rua. Pode ser que um dia, quando forem pais, se lembrem das suas catequistas, da sua catequese e a semente brote…

Por razões profissionais parei um ano. Senti falta, confesso.

Hoje tenho novamente um grupo, bem diferente do meu primeiro grupo. Os tempos são outros, a diversidade de ofertas também. Até os próprios pais…
É um grupo de 40 crianças, e novamente tenho a S. a meu lado. Como auxiliar tenho a MJ, uma das minhas meninas do meu primeiro grupo.
Cada encontro é uma descoberta, deles e minha, mas já noto a amizade que sentem por Jesus e o desejo de quererem aprender mais.

Sim, sou catequista porque me chamaram e não voltei a cabeça. Porque gosto de ver as crianças com sede de saberem mais sobre Jesus, de serem suas Amigas. Pela alegria que sinto ao terminar cada encontro e saber que consegui chegar ao seu coração. Não gosto de fazer espectáculos, de mostrar actividades só para outros verem. As actividades servem para as crianças viverem em pleno a sua fé, sentirem a alegria de serem amigos de Jesus e de saberem que Ele também é seu Amigo. Às vezes é preciso fazer sacrifícios, são horas a menos que se passa com a família, enfim… Mas quando se faz o que se faz por amor, a Cristo e a estas crianças que estão a desabrochar, tudo vale a pena!

Há ainda obstáculos que tentamos ultrapassar, mas nem sempre o conseguimos. Dificuldades ao nível dos espaços, dos recursos e até mesmo na funcionalidade do grupo de catequistas, que já não é tão unido como era. Mas isso será assunto para outro post…

Por agora lanço o desafio:
E tu, porque razão és Catequista?

Catequese 13 – Deus ajuda-nos a crescer

Estavam apenas 25, talvez por os outros pensarem que no Carnaval a Catequese também entra de férias.

O tema era simples, mas ao mesmo tempo profundo – o nosso crescimento.

Crescemos no corpo, crescemos na amizade, crescemos na inteligência ao aprender novas coisas, na escola e na catequese.

A Jesus também lhe aconteceu o mesmo.

“A sério? Jesus também andou na escola?”

“ E onde Jesus viveu também havia escolas?”

A surpresa e a admiração estava patente na cara das crianças, até que uma diz:

“Mas se calhar não tinham mesas nem cadeiras…”

“Então, qual era a profissão do Pai de Jesus?”

“Carpinteiro, muito bem.”

“Claro, foi o Pai de Jesus que fez as mesas e as cadeiras da escola!”


"Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça,
diante de Deus e dos homens"
Lc 2,52


Acho que hoje (e desde que esta caminhada começou) também o grupo cresceu em sabedoria, estatura e em graça!

A oração é algo que não está a ser fácil de trabalhar. Alguns pais delegam esta tarefa totalmente para as catequistas e a verdade é que esta não se pode desenvolver em apenas uma hora semanal.

Pelo menos o grupo já sabe que não se pode ir embora da nossa sala sem se despedir de Jesus. Esta foi a oração de hoje. Espero que a repitam durante a semana.

Tocar na cabeça: Por crescermos em estatura, por sermos grande no corpo. Obrigado Senhor!

Tocar no coração: Por crescermos no conhecimento e na amizade com todos. Obrigado Senhor!

Levantar e abrir os braços: Por crescermos em graça, no Amor a Deus e aos Irmãos. Obrigado Senhor!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Dia 11 de Fevereiro

Mãezinha! Neste corpo tão pequenino, de dois milímetros apenas, que maravilha! Tão pequenino, e já com tudo o que hei-de vir a ser: esperto, inteligente, de estatura mediana, olhos castanhos, cabelo escuro. Tudo programado, na vida que acaba de surgir! Ficaste surpreendida ou esperavas? Ficaste alegre ou triste, com entusiasmo ou preocupada?


Ó Mãe: Se por absurdo houvesse um momento em que, dentro de ti, eu fosse o mais forte, davas-me a mim o direito de te matar também? Mãe, ainda que o pudesse, eu não o fari. Eu não podia um dia viver, se à minha consciência me segredasses: meu filho, porque me mataste? Se amanhã considerares indesejável o meu pai, também te julgas no direito de o liquidadares, de o envenenares? E se tu fores a indesejável?


Mãe, eu quero viver!


Deixa-me viver!

Autor desconhecido






Eu voto NÃO!

domingo, fevereiro 04, 2007

As pessoas e o referendo

O referendo está à porta. Pelo que tenho lido a abstenção parece estar a crescer.

Talvez seja o comodismo que nos invade, talvez seja a inércia que nos acomete, talvez seja a indiferença por um assunto que parece passar-nos ao lado.

Na minha paróquia não quisemos que passasse de modo indiferente esta questão. Mãos ao trabalho e no espaço de 1 semana resolveu-se promover uma sessão de esclarecimento sobre o debate.
O convite que foi distribuído pela vila. Não referia a causa defendida, apenas a promoção de uma sessão, que se pretendia esclarecedora e organizada por jovens. Para abranger um maior número de pessoas o convite foi entregue em sessões de catequese, tentando deste modo chamar os pais.

O painel de intervenientes prometia - um médico, uma enfermeira, um casal com 3 filhos.

A plateia nem por isso - infelizmente apareceram cerca de 50 pessoas, apenas! Nem um único pai/mãe se disponibilizou (daqueles que têm os filhos a frequentar a catequese).

Os factos foram apresentados - em tom científico, esclarecedor! Sem intromissão da Igreja, mas apenas em termos médicos e legais - a questão, o projecto de lei, a Constituição e as leis europeias, o Código dos médicos e o seu juramento, o futuro em termos de saúde, as opções dos médicos.
Sim, esta questão irá afectar todo o povo português - quantas pessoas esperam por consultas, anos a fio, e o dinheiro do Estado é empregue em destruir vidas!
Estavam poucas pessoas é certo, todas defensoras do NÃO, por isso não se gerou a discussão, o debate. Alguém referia que certas pessoas até eram a favor do NÃO, mas que votariam Sim, pois não tinham o direito de julgar quem quisesse abortar - cada um é livre.

O assunto é sério - os médicos podem recusar-se por um lado, mas por outro têm uma lei a cumprir - o caso pode arrastar-se pelos tribunais. Um senhor presente na sala exemplificou, um pouco em tom de brincadeira ou ridículo, mas que num cenário hipotético poderia acontecer:

Uma mãe deseja abortar. Os médicos recusam-se e o caso segue para tribunal. A justiça em Portugal é um pouco lenta (como toda a gente sabe) e o resultado da sentença poderia sair quando o rapaz já estivesse na tropa! Imaginem se fosse a favor do seu aborto...


Embora o Sim apresente uma certa vantagem, eu acredito, eu tenho fé de que o NÃO poderá ganhar. Porque a vida começa desde a fecundação, porque o ser que se forma é autónomo, porque o seu coração bate desde muito cedo, lutando por uma vida!

É dia 11, sim, dia 11 de Fevereiro - "Eu sou a Imaculada Conceição!"


Está tudo dito, não é assim?

Catequese 12 - Deus faz tudo para nós

Olhamos à nossa volta e damos conta da beleza e da diversidade da Natureza - pássaros, flores, frutos, animais. Até as pessoas são diferentes e belas ao mesmo tempo. Cada ser humano é único, na sua diversidade - a própria ciência nos confirma!
E tudo isto é oferecido ao Homem por Deus!
Quantas vezes Lhe voltamos as costas? Não Lhe agradecemos? Ou até mesmo O desperezamos? E contudo, dia após dia, o Sol nasce para cada um de nós, uma flor se abre, um fruto que nasce. Sim, Deus é bom para nós, mesmo que às vezes nós não o sejamos para Ele.
Mas o mais importante de toda a Criação é, sem sombra de dúvida, o Homem!

"Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, mas o vosso Pai Celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? (...). Olhai os lírios do campo: vede como eles são belos!"
"Vós valeis mais do que as aves do céu e os lírios do campo. O vosso Pai do Céu bem sabe do que precisais."


cf. Mt 6, 26-34

Por tudo isto Lhe devemos cantar, rezar, LOUVAR! Dia após dia agradecer-lhe o dom da Vida!


Pelo céu e pelo mar - Aleluia
Pelas aves a cantar - Aleluia

Pelas flores a nascer - Aleluia
Pelas fontes a correr - Aleluia