Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

II Domingo da Quaresma

Eu quero ESCUTAR
 
 
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspeto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. (…) Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».Lc 9, 28-29.35
 
Esta semana somos convidados a escutar Aquele que morreu nós, e a mantermos a nossa alma pura e resplandecente de for­ma a podermos construir a nossa tenda nos caminhos de Deus, tendo por modelo o nosso pai na fé: Abraão.
Na leitura do Evangelho recebemos o convite de Deus: escutar Jesus, Seu filho. É Jesus que nos pode ajudar a transfigurar a nossa vida, tornando-a mais bonita e verdadeira.

domingo, fevereiro 17, 2013

I Domingo da Quaresma

Eu quero ACREDITAR
 

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». Lc 4, 1-4


Esta semana, somos convidados a arre­pendermo-nos daquilo que não fazemos segundo as pregações do Evangelho, e a resistirmos as todas as tentações que nos desviam do caminho iniciado no dia do nosso Batismo. Seguir Jesus é perceber e cumprir fielmente os planos de Deus, através de uma atitude permanente de conversão e de confiança no Pai. Por isso a primeira palavra que dizemos a Deus quando professamos a nossa Fé é: «Creio», ou seja, acredito, confio em Ti!

sábado, fevereiro 16, 2013

Caminhada da Quaresma - Esta é a nossa fé: Cristo em nós

   Para o Ano da Fé, o Bispo da nossa diocese, D. Anacleto Oliveira, desafia-nos a descobrir a gratidão e o orgulho nas palavras que tantas vezes ouvimos na liturgia, expressas pelo presidente da celebração – “Esta é a nossa fé”. Orgulho em professar a nossa fé e gratidão, por esta ser um dom de Deus (Nota Pastoral para a vivência do Ano da Fé).
    Com este propósito, e no seguimento da proposta de Bento XVI de intensificar a reflexão sobre a fé, propomos a realização de uma dinâmica ao longo da Quaresma que procure ajudar toda a comunidade a viver este tema, acompanhando a liturgia própria deste tempo litúrgico, através da reflexão, da oração e da celebração, pois “refletir sobre o próprio acto com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano” (Bento XVI, A Porta da Fé, nº9). Este é pois um tempo privilegiado para viver o processo de conversão que nos levará ao encontro de Jesus Ressuscitado.
   O tempo da Quaresma é o período de quarenta dias que antecedem a Páscoa. É um tempo de penitência e conversão que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e culmina na semana que precede a Páscoa, a Semana Santa. Esta começa com o Domingo de Ramos e inclui a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e termina com a Vigília Pascal. Se dermos atenção ao tempo da Quaresma preparamo-nos para a maior de todas as festas cristãs, a festa da Vida – a Páscoa.
   A Páscoa será o ponto alto, para onde orientamos toda a nossa caminhada, que nos vai proporcionar abrir novas perspetivas, novos horizontes de vida, de fé, de esperança e de encorajamento. Ressuscitados com Cristo vivemos a Vida Nova iluminados, conduzidos pelo Espírito Santo.
   A proposta da Catequese para esta Quaresma procura ajudar crianças e adolescentes, bem como os seus familiares e demais comunidade paroquial, a viver este tempo, ao ritmo da liturgia, através de um convite à interioridade, à escuta da Palavra de Deus, à oração e à celebração, concretizado num projeto comum desenvolvido em família, na catequese e na comunidade.
   A presença da cruz (crucifixos) nos lares cristãos já não é tão comum, principalmente nas casas mais recentes. De modo a incentivar a sua presença propomos uma atividade em que a Cruz será o ponto central desta caminhada, quer em comunidade, quer em família, apresentada como símbolo de salvação e da nossa Fé em Jesus Ressuscitado.
   Em família, cada criança e adolescente é convidado a escrever na cruz que lhe foi entregue a atitude a valorizar em cada semana, de acordo com a tarefa proposta na catequese. Para tal deverá dividir a sua cruz em 6 partes. No final, cada um poderá pintar a sua cruz ou envernizá-la.
   Semanalmente, cada criança e adolescente leva para casa uma folha com a proposta da tarefa a realizar, de forma individual ou em família. Esta proposta apresenta a oração a partilhar, o desafio da semana e a atitude a valorizar com os acontecimentos diários da vida de cada um.
   No dia 6 de abril (sábado) convidamos as crianças e adolescentes a trazerem a sua cruz para ser benzida durante a Eucaristia. Nesse dia receberão uma pequena surpresa que completará o seu trabalho.
 
 
 
PS. Esta proposta de atividade foi adaptada de outras propostas de caminhadas para a Quaresma apresentadas pelos Secretariados de Catequese de diferentes dioceses, tais como Leiria-Fátima, Santarém, Porto (2010-2013).

Ponto da situação

Após um longo período sem as devidas atualizações, por motivos pessoais que o impossibilitaram, é tempo de fazer um ponto da situação e apresentar a proposta de trabalho a desenvolver neste tempo litúrgico da Quaresma.

Em relação ao Advento, o balanço é extremamente positivo. No Domingo da Epifania, a Catequese apresentou à comunidade o trabalho desenvolvido - a construção de um presépio utilizando materiais diversificados e muita criatividade. O resultado traduziu-se na apresentação de mais de 100 presépios que estiveram em exposição durante 2 semanas e que foram um verdadeiro sucesso. Sem dúvida que superaram as expetativas.

Para este tempo litúrgico a proposta tem como base a cruz, símbolo da nossa fé. Esperamos também nesta proposta conta com a colaboração das famílias, para uma vivência plena deste tempo, como preparação para a Páscoa, a grande festa dos cristãos.