Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, fevereiro 26, 2012

I domingo da Quaresma

Na quarta-feira passada começamos solenemente, com toda a Igreja, o tempo da Quaresma. Para o vivenciarmos da melhor maneira, devemos ter presente que este não deve ser vivido só com gestos exteriores, mas com um testemunho e um compromisso sério, propício à conversão.

O evangelho de S. Marcos que vamos ouvir hoje fala-nos das tentações de que Jesus foi alvo no deserto. E é no deserto que Jesus tem de optar por Deus, pelo caminho que o Pai traçou para a sua missão.

Depois das tentações, a vida de Jesus só tem um sentido: fazer a vontade do Pai. Por isso, Ele começa a sua missão pregando a todos a conversão: «acreditai no Evangelho».

Esta conversão ao Evangelho a que todos somos chamados implica, por um lado, o empenho no seguimento da Palavra; por outro, aumentar o grau de confiança n’Ele e na Sua vontade, dando mais tempo à oração. É a fé que nos une e nos dá resistência perante as tentações do dia-a-dia. E por isso, nesta primeira semana, neste primeiro desafio, nós queremos acreditar!

sábado, fevereiro 25, 2012

Dinâmica da Quaresma 2012

Mais uma etapa no ano litúrgico - iniciamos a caminhada da Quaresma, em preparação para a Páscoa.

Tempo de oração, jejum, conversão e penitência a que todos somos convidados!

Este ano na Catequese, iremos seguir a proposta de dinâmica apresentada pelo Secretariado de Catequese do Porto - construção de um cubo, com propostas de tarefas semanais.

Ao nível da comunidade iremos também construir um cubo. Em cada Eucaristia será apresentada uma pequena reflexão (baseada na proposta do Secretariado de Catequese de Coimbra).

Semanalmente iremos apresentar aqui a nossa caminhada.

Estas e outras propostas poderão ser encontradas no site ABC da Catequese.