Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quinta-feira, novembro 18, 2010

A pensar no Advento

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos quantos se disponibilizaram em responder à questão do último post, quer através do comentário, quer através de mail.

Continuo a ser de opinião que esta temática não deveria ser abordada tão cedo. As crianças que frequentam a disciplina de EMRC abordam este assunto no 7º ano de escolaridade, numa idade em que lhes é mais fácil a sua compreensão. Quem sabe, com o novo catecismo (penso que será novo no próximo ano, para dar seguimento ao trabalho que tem sido desenvolvido) este assunto não seja contemplado, ou então, possa ser apresentado de uma outra forma.

Entretanto, e porque estamos a aproximarmo-nos do Natal, é tempo de o preparar, através do Advento. Contrariando o que vinha acontecendo há algum tempo (e com muita pena minha, confesso), o grupo de catequistas da minha paróquia, como que iluminado pelo Espírito Santo, através de diálogo e de um turbilhão de ideias, idealizou uma actividade a ser desenvolvida durante o Advento, que culminará na Eucaristia de Natal (confesso que já não participava numa reunião de catequistas tão activa como a última).

E se alguém ainda estiver com falta de ideias, aqui fica a nossa proposta de trabalho, que teve como base a proposta apresentada pelo Secretariado Diocesano de Catequese do Porto (Revista A Mensagem).

Na catequese será construída uma estrela de cinco "bicos". Cada "bico" corresponderá a um dos Domingos do Advento. O 5º "bico" corresponderá ao Dia de Natal.

Em cada encontro será colocado no respectivo "bico" a palavra de ordem da semana. Por exemplo, na 1ª Semana será "Vigai".

Será lido o Evangelho referente ao Domingo do Advento, e em grupo, será elaborada uma oração que também será colocada no respectivo "bico".

A nível da comunidade, a actividade será idêntica, estando a estrela colocada em lugar de destaque, em frente ao altar. Cada semana irá ser colocada a palavra de ordem e uma vela e na respectiva Eucaristia será lida uma oração.

Uma das dificuldades que por várias vezes tenho alertado é a falta de participação na Eucaristia. Assim, queremos que as crianças participem, em especial na Eucaristia do Natal, onde serão apresentados os trabalhos realizados ao longo do Advento e onde cada criança terá direito a uma surpresa.

Ao longo dos encontros serão construídas estrelas com o grupo de catequese, de acordo com a imaginação de cada um. No dia de Natal, essas estrelas serão entregues a cada criança, juntamente com o Menino Jesus, que as catequistas irão oferecer!!! Sim, porque esse é o dia d'Ele!

Entretanto, e como vem sendo habitual no meu grupo de catequese, em casa, em família, as crianças continuarão a trabalhar o Advento desenvolvendo a actividade proposta pelo Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima, que tem por base a construção de uma coroa do Advento. Neste caso, a mesma ficará completa com a estrela que receberão no Dia de Natal.