Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, maio 16, 2009

Actividade de Maio III

Os post anteriores resultam de uma pesquisa simples feita na net. Com estes dados elaborei um panfleto que entreguei a cada criança, no primeiro Sábado deste mês.


Nesse mesmo encontro, expliquei (usando um terço XXL, daqueles que antigamente se usavam nos quartos, colocados por cima da cama) como se rezava um terço, explicitando a diferença entre as contas.


Junto com o panfleto enviei uma folha para colorir, representando um terço e ainda algumas informações sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima, onde pediu aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias.

A tarefa consiste em pintar as contas todas, resultando assim num terço completo. Pode ser feito num dia (basta que se participe na oração diária que decorre na igreja) ou então repartir ao longo do mês.

Actividade de Maio II

O Rosário durante a semana

Mistérios Gozosos (às segundas-feiras e sábados, e nos domingos do Advento)
Contemplam a encarnação do Filho de Deus e Sua missão no mundo
1º Mistério – Anunciação a Maria;
2º Mistério – Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel;
3º Mistério – Nascimento de Jesus;
4º Mistério – Apresentação do Menino Jesus no Templo e purificação de Nossa Senhora;
5º Mistério – Perda e encontro do Menino Jesus no Templo.


Mistérios Dolorosos (às terças e sextas-feiras, e nos domingos da Quaresma)
Contemplam a Paixão e Morte de Jesus

1º Mistério – Agonia de Jesus no Horto;
2º Mistério – Flagelação de Jesus;
3º Mistério – Coroação de espinhos;
4º Mistério – Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário;
5º Mistério – Crucifixão e morte de Jesus.


Mistérios Gloriosos (às quartas-feiras e domingos do tempo Pascal e Comum)
Contemplam a vitória de Jesus sobre a morte, o nascimento da Igreja e a glorificação de Maria

1º Mistério – Ressurreição de Jesus;
2º Mistério – Ascensão de Jesus ao Céu;
3º Mistério – Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos;
4º Mistério – Assunção de Maria;
5º Mistério – Coroação de Maria no Céu.


Mistérios Luminosos (às quintas-feiras)
Contemplam a revelação do Reino de Deus já personificado em Jesus

1º Mistério – Baptismo de Jesus no rio Jordão;
2º Mistério – Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná, quando transforma a água em vinho;
3º Mistério – Anúncio do Reino de Deus por Jesus, com o convite à conversão;
4º Mistério – Transfiguração de Jesus;
5º Mistério – Instituição da Eucaristia.

sexta-feira, maio 15, 2009

Actividade de Maio I

A História do Rosário


Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de David eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-Nossos”. No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que rezamos uma Avé-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário que rezamos completo oferecemos a Nossa Senhora uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário é a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
Com o Rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor, de glória e de luz de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus.


Como rezar o Rosário

O Rosário completo é formado actualmente por quatro partes. Como desde o século 19 o Rosário tinha três partes, cada parte é tradicionalmente chamada de "terço". Cada terço é composto por cinco mistérios. Cada mistério, por sua vez, é contemplado com uma meditação própria e a recitação de:

um Pai-Nosso,
dez Avé-Marias
um Glória ao Pai
jaculatórias (pequenas orações)


Deve-se iniciar a oração do Terço fazendo o Sinal da Cruz.
Em seguida anuncia-se o mistério, de acordo com o dia da semana e reza-se um Pai-Nosso na primeira conta grande (no desenho o que está assinalado a verde).

Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar uma Avé-Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai-Nosso, dez Avé-Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
Ao terminar o 5º mistério reza-se um Glória. De seguida rezam-se três Ave-Marias por alguma intenção especial e termina-se com a oração da Salvé Rainha.
Quando não se reza o Rosário inteiro, pode-se recitar um só terço, ou então as dezenas separadamente, contanto que se complete ao menos um terço no mesmo dia.

domingo, maio 10, 2009

O terço na catequese

Entre uma pausa e outra nos Encontros de Catequese eis-nos em pleno mês de Maio - mês de Maria. Claro que a Catequese não poderia deixar de viver este mês de modo especial.
A actividade principal consiste na participação diária na oração do terço, que na nossa paróquia ocorre antes da Eucaristia diária. Infelizmente, o dia-a-dia das crianças tem-se modificado ao longo dos anos: o prolongamento nas escolas; as actividades extra-curriculares; o facto de ambos os pais (pai e mãe) trabalharem... Como resultado, temos uma participação muito fraca das crianças na oração do terço. Mesmo pensando que ao fim-de-semana a disponibilidade é maior...
Foi a pensar nesta situação (e porque conheço um pouco os pais das crianças do meu grupo) que resolvi desenvolver uma actividade no meu grupo de catequese. Com essa actividade pretendo que as crianças conheçam o terço, o seu significado e a sua histoória. A parte prática consiste na oração do terço ao longo do mês de Maio.
Felizmente esta actividade (bem como as outras que tento desenvolver) tem tido uma grande adesão. Algumas das crianças que faltaram na semana passada ao encontro perguntaram pelo seu papel...
Nos próximos dias irei disponibilizar o documento que entreguei a cada criança.