Vai-se fazendo... com a ajuda do Espírito Santo.
De facto, o grupo tem-se mantido coeso. Cerca de 25 crianças participam activamente em cada encontro. E de facto é mesmo activamente.
Este grupo é caracterizado por uma sede de respostas, que muitas vezes fazem com que o encontro que eu tinha preparado se desvie do plano traçado. É certo que não podemos seguir o plano à risca, e é importante que as suas dúvidas (algumas bem válidas) sejam devidamente esclarecidas. Não me posso esquecer que estas crianças pertencem a famílias que, na sua maior parte, não vivenciam a fé e por isso não lhe podem dar o que eles pedem.
Por outro lado, em crianças de 8/9 anos, já se vai notando uma certa destabilização pelo facto de estarem contrariados, obrigados a participar na catequese. Por vezes destabilizam o grupo todo, sendo difícil apaziguar determinados conflitos. Cada vez mais sinto a falta da S. , do seu apoio, da sua presença. Mas a vida é mesmo assim, e acho que um pouco por todo o lado a falta de catequistas é mesmo um problema.
Em relação às actividades, destaco a actividade do Advento, baseada na proposta do Secretariado de Catequese de Leiria-Fátima, "pondo" mais uma vez a família de cada criança a trabalhar, para além de seguirmos as sessões do catecismo do 3º ano.
No entanto, e porque estamos no Ano Paulino, ontem resolvi passar um filme sobre a vida de S. Paulo, que terá continuidade com outro relacionado com a sua conversão, que será passado num outo encontro. É importante que conheçam esta figura tão importante do Cristianismo, pelo que este tema será tratado em outras sessões.