Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, outubro 28, 2007

Catequese 4 - Escutar Jesus

Pôr 39 crianças a escutar Jesus não é tarefa fácil, nada fácil!

É certo que são elas as primeiras a reconhecer a necessidade e a importância do silêncio, da atenção, do interesse. Mas depois, facilmente se distraem com uma ou outra frase que um mais brincalhão diz. E nem o facto de ter uma pessoa estranha a assistir os intimida.

Com paciência, com muita paciência, o nosso encontro foi-se desenvolvendo com a explicação da verdadeira importância da Bíblia - livro importante para todos os cristãos, que contém a Palavra de Deus. Por isso mesmo, quando a ouvimos pomo-nos de pé, em sinal de respeito, e no início e no fim da leitura dizemos: "Glória a Vós, Senhor!"

"Quem escuta as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Aquele, porém, que ouve as minhas palavras e não as põe em prática, é semelhante ao homem que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa, e ela desmoronou-se; e grande foi a sua ruína.
Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava como quem possui autoridade!"

Mt 7, 24-28

Senhor, que a vossa mão me guie por este caminho
que se tem apresentado difícil de percorrer...

sábado, outubro 20, 2007

Catequese 3 - Com Jesus somos Igreja

Ser Igreja, verdadeiramente, é um autêntico desafio para o cristão!

Pela nossa maneira de ser, pelas nossas diferenças e até pelas nossas próprias dificuldades. Não é fácil conviver, partilhar, ser grupo. A catequese de hoje também não o foi - 35 crianças presentes... Sim, é complicado, estou a sentir dificuldades. As dificuldades que me fazem pensar se realmente estou a transmitir-lhes algo, a dar-lhes aquilo que têm em falta e que eu sei (pelo menos em alguns casos) que a família não lhes dá.

A mensagem era simples - somos grupo, o grupo de catequese que se reúne para ouvir Jesus, para O conhecer melhor, para aprender com Ele. Todos juntos somos Igreja:

Onde estiverem reunidos em Meu nome, dois ou três, Eu estarei no meio deles.

Mt 18,20

Não O vemos, é certo, mas sabemos que está presente de uma outra forma, quer na catequese, quer na Eucaristia onde os cristãos semanalmente se reúnem e onde nos Sacerdote nos lembra:

O Senhor esteja convosco!

Ele está no meio de nós!

domingo, outubro 14, 2007

O caminho foi premiado!

O António, a quem agradeço, resolveu atribuir um prémio a este espaço, o Power of Schmooze Award, criado pelo Mike.


O significado:

"Este prémio é uma tentativa de reunir os blogues que são adeptos aos relacionamentos "inter-blogues" fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo"- é este o perfil schmoozed.

Schmooze: (Verbo) fofocar, jogar conversa fora, trocar idéias. (Substantivo) conversa, bate-papo.

As Regras:

1. Se, e somente SE, receberes o "The Power of Schmooze Award", escreve um post indicando 5 (cinco) blogs com esse perfil schmoozed ou que te tenha "acolhido" nesta filosofia.
2. Acrescenta um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste meme.
3. Opcional: Exibe orgulhosamente o "The Power of Schmooze Award" com um link para este post.
Deveria passá-lo a 5 blogs, mas prefiro atribuir individualmente a cada um dos visitantes que por aqui passam. Peguem, levem e coloquem lá no vosso espaço. São todos merecedores deste prémio pela contribuição que dão, neste e noutros espaços.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Catequese 1/2 - Recomeçar/De novo juntos com Jesus

No Sábado passado recomeçamos os nossos encontros de catequese. Confesso que já tinha saudades dos meus meninos.

Apareceram 28, dos cerca de 40 que compõem o grupo. No primeiro mês é sempre assim. Não têm a certeza se já começou, não sabem da alteração da hora (mas também os pais não se mostram preocupados por saber, pois têm o contacto da catequista, mas enfim...).

Foi bom recomeçar, foi bom estarmos juntos, de novo. Este ano é especial, é o ano da sua Primeira Comunhão que, pela última vez na paróquia se realiza no 2º ano de catequese. Os novos catecismos sugerem a sua realização no 3º ano, onde as crianças já são mais velhas, já têm mais tempo de preparação, já reconhecem e vivem esta festa com outros olhos.

Este nosso primeiro encontro foi uma espécie de 2 em 1. Foram abordadas as duas primeiras catequeses numa só. Em primeiro lugar identificaram as diferenças na sala (os tais cantinhos que foram criados) e para surpresa minha, o cantinho da brincadeira foi um sucesso. Ainda não tinha acabado de explicar qual a finalidade deste e já estavam a querer colocar as suas coisas. Depois as regras. Todos concordaram, todos perceberam, vamos lá ver se as cumprem...

O trabalho principal da catequese consistiu em construir uma flor, com o nome de Jesus ao centro, colocando folhas no seu caule. Cada folha apresentava uma frase que serviu ao mesmo tempo para rever algumas das coisas que tinhamos aprendido no ano anterior:

JESUS É O NOSSO MAIOR AMIGO

JESUS GOSTA DE MIM

DEUS É NOSSO PAI

JESUS VIVE PARA SEMPRE

CRISTO VIVE. ALELUIA !

JESUS ENVIA O ESPÍRITO SANTO

SOMOS FAMILÍA DE DEUS – A IGREJA

JESUS CHAMA POR MIM

ESTOU COM JESUS

Vieram as férias e com elas alguns esquecimentos. São crianças, é natural, mas os pais poderiam ter evitado se durante as férias rezassem com eles, não deixando que eles se esquecessem das orações que aprenderam. Assim, o trabalho este ano será maior, ensinando novas coisas, recordando as anteriores. Vamos lá ver se os pais ajudam...

No próximo Sábado o nosso encontro será diferente. Será um encontro para todas as crianças e pais da nossa catequese, no Centro Social e Cultural da freguesia. Sera dinamizado por um grupo de jovens Salesianos e estará relacionado com as missões. No final desse encontro haverá outro, mas desta vez só para os catequistas. A formação é muito importante. Depois conto-vos como foi!

sexta-feira, outubro 05, 2007

Dedicado a alguém especial!

Já aqui falei do valor da Amizade, do seu significado para mim. Hoje quero dedicar este post a uma amiga, uma verdadeira amiga, a S. O dia hoje é muito especial para ela, é o dia do seu casamento e eu não poderia deixar de estar presente, de viver a sua alegria. Por isso peço por ela e pelo futuro marido nas minhas orações, e peço a todos os que por aqui passam para os terem presentes nas suas, para que a graça do Senhor os acompanhe na sua vida, nesta caminhada que hoje iniciam.

Aqui ficam as palavras de S. Paulo, sobre um dos sentimentos mais belos, o Amor. É um texto escolhido por mim, para lê-lo na cerimónia.



Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.


Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.


O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.


Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.