Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, outubro 05, 2014

Abertura do Ano Catequético 2014/2015


Mais uma vez a Igreja acolheu crianças e adolescentes, os seus pais e restantes familiares, para, em comunhão, darmos início a mais um ano de catequese. Diante de uma assembleia atenta e animada, os catequistas foram apresentando os seus compromissos e propósitos para este novo ano, numa celebração que se revelou rica e educativa, sob a temática da vinha e dos seus trabalhadores, em perfeita analogia com a ação do catequista.
Em momentos específicos, ao longo da Eucaristia, os catequistas responsáveis pelos respetivos grupos, subiram ao altar e proclamaram o seu compromisso/propósito, numa interelação entre o momento da Eucaristia e a Festa do respetivo ano de catequese. Esta foi uma ideia adaptada, após uma pesquisa pelo mundo cibernáutico, e que reuniu o consenso do grupo de catequistas.
Aqui fica o esquema da celebração:
Monição inicial - Festa do Acolhimento 1º ano
Rito Penitencial - Festa das Bem-Aventuranças 7º ano
Liturgia da Palavra - Festa da Palavra 4º ano
Proclamação do Credo - Festa do Credo/Esperança e da Fé 5ºe6º anos
Ofertório - Festa da Vida 8º ano
Pai Nosso - Festa do Pai Nosso 2º ano
Comunhão - Festa da Eucaristia 3º ano
Ação de Graças - Festa do Compromisso e do Envio 9º e 10º anos

Que o Espírito Santo nos oriente e aconselhe ao longo deste ano de catequese, para podermos ajudar as crianças e os adolescentes que estão sob a nossa responsabilidade a crescer e a amadurecer a sua Fé!

Recomeçar...