Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, março 31, 2013

Domingo de Páscoa

Eu quero ANUNCIAR
 


 
 
Neste domingo, celebra-se Jesus Ressus­citado que nos convida à conversão pela Palavra e pela Eucaristia, vivida no altar em memorial da Última Ceia, sob espécie de pão e vinho, que se convertem no seu próprio Corpo e Sangue.

Libertemos o nosso coração para acolher o encontro com o Ressuscitado, que nos garante que a vida gasta a amar não é perdida, mas é o caminho certo para Ele.

Vivamos alegremente este dia anuncian­do a sua Ressurreição a todos os povos tal como fez Maria Madalena. Cristo Ressus­citou. Aleluia! Aleluia!

quinta-feira, março 28, 2013

domingo, março 24, 2013

VI Domingo da Quaresma

Eu quero LOUVAR
 

«Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres com a tua realeza». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».
Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio. E Jesus exclamou com voz forte: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou. Vendo o que sucedera, o centurião deu glória a Deus, dizendo: «Realmente este homem era justo». Lc 23, 6-11
 
A liturgia deste domingo dá início às ce­lebrações pascais, convidando-nos a viver a dor d’Aquele que morreu para nos sal­var, Aquele que guia os nossos caminhos, Aquele que é a nossa Fonte de Água viva.
Jesus morre na cruz para que nós tenhamos Vida. Seremos capazes de percorrer com Ele o mesmo caminho de amor?

domingo, março 17, 2013

V Domingo da Quaresma

Eu quero PERDOAR
 


Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar». Jo 8, 6-11


Esta semana somos desafiados a perdoar como o Pai: Ele não está para nos atirar pedras quando erramos e pecamos, mas acolhe-nos, perdoa-nos e desafia-nos a não tornar a pecar…
Reconhecer o pecado e pedirmos perdão a Deus e aos outros é muito importante para podermos crescer como cristãos e vivermos em paz uns com os outros em Igreja. A Igreja é uma comunidade de irmãos que caminha com este desafio: acolher o amor de Deus e ser testemunha desse mesmo amor no mundo. E é também em Igreja que podemos receber o perdão de Deus pelo sacramento da Reconciliação.

quarta-feira, março 13, 2013

Habemus Papam

 
Jorge Bergoglio, arcebispo emérito de Buenos Aires, é o sucessor de Bento XVI. 
Tem 76 anos, é jesuíta, e escolheu o nome de Francisco I. 
Que Deus o abençoe e Maria o proteja!

IV Domingo da Quaresma

Eu quero AMAR
 


Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’. E começou a festa.Lc 15, 20-24


Esta semana somos convidados a conhecer o Amor de Pai, na parábola que Jesus nos conta. Um pai que sempre nos recebe de braços abertos, pronto a perdoar porque o seu coração é Amor.

domingo, março 03, 2013

III Domingo da Quaresma

Eu quero CONFIAR
 


«Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’.
Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano». Lc 13, 6-9


Esta semana somos convidados a (re)construir a nossa vida, a pormos de lado o materialismo, a darmos importância à Palavra de Deus, pois só assim podere­mos viver segundo os seus preceitos, com confiança no Espírito Santo que habita em nós.