Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, abril 29, 2012

Domingo do Bom Pastor


"Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas!"


Hoje é o Dia do Bom Pastor!
O Bom Pastor é aquele que nos guia, que nos conduz.
Por vezes o rebanho dispersa, parece não querer seguir as orientações do seu pastor... Noutras alturas parecem ser as pastagens que se revelam terrenos difíceis... Acredito que não deva ser fácil ser um Bom Pastor, por isso devemos agradecer e ao mesmo tempo pedir a Jesus que nos dê Bons Pastores e que sejamos umas ovelhas obedientes.

Hoje neste dia dedicado de maneira especial às Vocações, em que vários seminaristas estiveram presentes na paróquia dando o seu testemunho, louvo a Deus a graça de ter convivido, durante largos anos, com um Pastor que me ajudou a crescer verdadeiramente na fé.
Agradeço ainda a Deus, a graça de ter enviado outro, em sua substituição, para continuar a cuidar deste rebanho, pedido-lhe que o ajude na sua tarefa.
Que o Espírito Santo ilumine os seus passos P.V.

domingo, abril 22, 2012

III Domingo de Páscoa


Eu quero continuar a reconhecer!

II Domingo de Páscoa


Eu quero continuar a crer!

Domingo de Páscoa




Hoje temos o cubo, que ao longo da Quaresma foi construído, fechado. Este serviu para partilhar, em comunidade, momentos de reflexão. O tempo quaresmal foi de oração e meditação, mas também de mudança, de ação e de conversão.
A Igreja anuncia em todo o mundo a grande notícia da Ressurreição do Senhor. O que era morte, fracasso e tragédia converteu-se em vida, em triunfo, em alegria. A ressurreição é um acontecimento surpreendente que marcou e mudou as suas vidas para sempre, trazendo-lhes amor e esperança. Amor e esperança porque nos fazem ver que a morte, o pecado e o ódio não são a última palavra, mas sim o Amor de Deus. Este Amor de Deus que ressuscitou Jesus ressuscita também cada um de nós.
É esta atitude que devemos colocar em prática. Continuar e confirmar aquilo que nos transformou…

VI Domingo da Quaresma



No Domingo de Ramos faz-se memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Uma multidão de crianças e gente vinda de todas as partes à capital celebrar a Páscoa judaica recebem-n’O como o Messias, o rei de Israel. Contudo, esta aclamação de júbilo rapidamente se converte em desprezo e gritos de morte dirigidos à Sua Pessoa
O Domingo de Ramos abre portas à celebração da Semana Santa e ajuda-nos a compreender o mistério da vida de Jesus e da nossa própria vida; o reconhecimento e os aplausos vão dirigidos a Deus, referem-se à Sua obra e ao Seu agir entre os homens, hão-de ajudar-nos a servir com humildade e entrega. O momento culminante da Sua entrega foi na Sua Paixão e morte de Cruz. Quando celebramos a Eucaristia fazemos memória deste acontecimento. Mas não só a Sua morte, também da Sua ressurreição que celebraremos no próximo Domingo e que somos convidados a anunciar.