Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

segunda-feira, agosto 31, 2009

O que eles gostam e não gostam na catequese

O blog esteve de férias. Ás vezes também temos de parar, de fazer uma pausa, de reflectir nas nossas actividades.

Todos os anos lutamos e revoltamo-nos porque queremos ser diferentes, porque pretendemos mostrar que somos unidos, que trabalhamos para o bem comum.

Mas no fim, não passam de meras teorias que nunca chegamos a concretizar porque somos nós próprios que criamos os entraves.

O final da catequese, sim, é deste assunto que estou a falar. Em Setembro, combinamos, imaginamos, fazemos planos e calendarizações. Quando chega à altura temos respostas deste género "Eu já combinei com o meu grupo e vou ter esta actividade..."; "Eu quero terminar mais cedo que estou farta...;" Enfim... E nem a data que combinamos para terminar é cumprida. E gera-se a confusão entre pais que têm filhos em diferentes grupos de catequese. Resultado, o filho que terminar mais cedo é o que marca o fim da catequese - o outro já não vai mais.

Eu já nem ligo, nem quero saber. Acabamos por nos chatear. Por isso, na data marcada preparei um lanche para os meus meninos e fiz-lhes ainda um inquérito. Afinal, é sempre bom sabermos o que eles pensam da catequese.

Os resultados aqui estão. Numa altura em que devemos omeçar a pensar e a organizar o novo ano de catequese estas podem ser algumas sugestões a ter em conta.

O que mais gostei na Catequese

- de tudo!
- de fazer a Via-Sacra;
- de ver filmes;
- do convívio e de aprender mais sobre Jesus;
- de rezar e ouvir a catequista;


O que não gostei na Catequese

- de estar de pé;
- de quando a catequista nos ralhava...;


Ideias para a Catequese

- fazer piqueniques;
- aprender mais orações;
- pintar quadros;
- ver mais filmes;
- de fazer teatro/dança;
- fazer uma festa de fim de ano de catequese

Pode parecer estranho estar a abordar este assunto, nesta altura. Mas não é. Ainda o ano não começou a sério e já ouço catequistas a dizer que não querem saber, que não estão interessadas em participar nas reuniões, que até já estão a pensar faltar às mesmas (entenda-se que as reuniões na minha paróquia são mensais - apenas e só, uma vez por mês). O que interessa é o meu grupo e pronto!
Desculpem, mas isto é egoismo, isto não é ser catequista...