Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Orações ou fórmulas / 3º Domingo da Quaresma

Pelo que ouço contar, antigamente o ensino da Catequese resumia-se à aprendizagem das fórmulas, mandamentos e sacramentos, pecados e virtudes e mais não sei o quê. Autêntica memorização! Não sei se os catequistas, que em muitos casos até era o senhor padre, explicavam o seu significado.

Hoje em dia a catequese é bem diferente (e tinha mesmo de ser). Continua a ensinar-se as "fórmulas" mas desta vez com significado, contextualizadas - são orações lindas, palavras que já alguém proferiu e que depois ensinou. E explico-lhes quem proferiu as palavras, em que contexto e qual o seu significado.

Mas aqui os catequistas debatem-se com um certo problema. Ao contrário do que os pais pensam, a catequese não se resume ao ensino das ditas fórmulas e assim ficam chateados "porque o catequista não ensina nada".

O padre da minha freguesia "proibiu" categóricamente de se ensinar as orações às crianças - é tarefa dos pais! Mas depois olho para as minhas crianças e vejo que apenas metade do grupo tem o hábito de rezar, sozinhos ou com os pais, os mesmos que se preocupam em ir ao encontro da catequista e perguntar quais as orações que os filhos devem aprender, os mesmos que os levam a participar na Eucaristia em cada Domingo.

A outra metade, enfim, é uma luta. Têm 7/8 anos, não andam na rua sozinhos e os pais não querem trazê-los à missa, os pais não os ensinam porque também não sabem rezar...
E com apenas 1 hora por semana não se pode ensinar tudo....


3º Domingo

E a nossa árvore continua a crescer, mas para isso precisa de água - fonte de vida!
A água é sinal da ternura, do amor que Deus tem por cada um de nós. Neste Domingo a água ficou simbolizada num regador que foi oferecido na Eucaristia e permanece ao lado da árvore lembrando-nos da vida que Deus nos dá, através da água.

sábado, fevereiro 16, 2008

Catequese 19 - Jesus dá a vida por nós / 2º Domingo da Quaresma

O encontro de hoje foi muito rico; rico pela maneira como o grupo mostrou que aquilo que tem vindo a aprender ao longo destes dois últimos anos não caiu em saco roto.

E acaba por ser engraçado como, apesar de prepararmos a catequese seguindo determinada ideia, a curiosidade das crianças desta idade acaba por nos conduzir por outro caminho, mas que no fundo nos leva ao pretendido - conhecer melhor Jesus, aprender com Ele, com a Sua Palavra.

No fundo é saudável para uma catequista sentir que as crianças têm curiosidade, querem saber mais. Mas ao mesmo tempo deixa uma certa preocupação por verificar que algumas destas crianças podem não ter o apoio necessário para crescerem ainda mais na sua Fé.


E assim prossegue a nossa caminhada nesta Quaresma.
Depois da raíz plantada, cresce a árvore, fortalecendo o seu tronco e os seus ramos.
E com Jesus crescemos cada dia, fortalecendo o tronco e os ramos da nossa vida com a Alegria.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

A vivência da Quaresma

A Quaresma na catequese, e na nossa paróquia, vai seguir a proposta de actividade sugerida pelo Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima.

A proposta consiste na construção de uma árvore, a árvore da vida. Nela se faz a analogia das partes da árvore e dos bens de que necessita para crescer, como a água e a luz, com a nossa vida de cristãos, num tempo que se quer de conversão, penitência e oração.

Cada grupo irá desenvolver a sua própria actividade, mas haverá uma parte comum, na Eucaristia dominical. Aí, em cada Domingo, irá ser colocada uma parte da árvore, com a devida explicação.

No caso meu grupo, em cada semana, realizarão uma actividade em casa, promovendo deste modo a participação da família.

E nesta primeira semana - a Raiz, simbolo da Fortaleza, o dom que nos ajuda a enfrentar as dificuldades, a vencer as tentações, a ter sempre alegria e esperança para não desanimar.

sábado, fevereiro 09, 2008

Os Sacramentos da Santa Igreja

Os últimos encontros de Catequese não têm seguido o guia de catecismo.

Os guias e os catecismos estão preparados de uma determinada forma, que nem sempre é a realidade das paróquias.

Na minha paróquia, por exemplo, a Festa da Primeira Comunhão realiza-se sempre no primeiro Domingo de Maio, Dia da Mãe. Nestes casos, e havendo necessidade de abordar determinados temas, foi preciso dar a volta à estrutura e saltar certos encontros.

Neste sentido, os últimos encontros têm sido dedicados à explicação dos Sacramentos da Santa Igreja - quais são, o significam, quando os recebemos.

De entre estes destacamos o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Eucaristia.
Na semana passada viram um episódio da série " Histórias da Bíblia" onde Pedro questionava Jesus sobre o número de vezes que devemos perdoar. E penso que a mensagem foi bem transmitida, e bem acolhida.

Aprenderam a oração da Confissão e esta semana concluimos o tema com a oração do Acto de Contrição.
Nos próximos encontros iremos abordar o tema da Eucaristia, sem esquecer que estamos em plena Quaresma. No próximo post conto-vos o que estamos a desenvolver.