Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, setembro 30, 2007

Início do Ano Catequético 2007/2008

Ontem iniciou-se mais um ano!
O tempo não convidou à participação, mas mesmo assim a igreja estava cheia de crianças e de alguns pais.
Desculpem-me aproveitar para desabafar aqui, mas na verdade fiquei desiludida pela Celebração em si. Esperava algo diferente, mais vivida. Mas a verdade é que foi pobre, muito pobre. Todos os anos lutamos, criticamos, queremos algo diferente, mas no final...
Estamos no início, não posso, não devo, nem sequer quero começar com o pé esquerdo. O grupo de catequistas tem os seus problemas, a falta de unidade é um deles, mas tenho confiança que este ano as coisas poderão correr melhor. Assim espero, assim peço nas minhas orações...

Chamaste-me, Senhor,
nesta etapa da história,
para continuar a tarefa de
anunciar o Reino que começou o
teu Filho Jesus.
Com os profetas quero gritar:
Senhor, não sou mais que uma
criança que não sabe falar...

Com Maria, quero rezar:
Aqui estou. Faça-se segundo a
tua vontade.
Tu, Senhor, conheces toda a
minha vida: as minhas dúvidas e
fragilidades, os meus passos
vacilantes e a minha confiança
em ti.
Não posso ter pretensões...

Apenas quero que a minha vida
esteja ao serviço do Evangelho,
para que o teu Nome seja
conhecido e louvado por todos.

Senhor, põe calor nas minhas
palavras, coerência em toda a
minha vida, para que os meus
gestos e palavras, interroguem a
quem procura, dêem vida nova aos
corações empedernidos, animem
os passos de quem vacila, dêem
vida à comunidade.

Mantém-me numa atitude de
escuta e de diálogo contigo,
para que sejas tu a fonte primeira
da minha sabedoria e experiência
de fé.

Amén

sexta-feira, setembro 28, 2007

Um ano de caminhada!!!

Parece que ainda foi ontem, mas já passou um ano!

Neste ano de caminhada fui partilhando o pouco que sei, aprendendo com aqueles que por aqui passaram. E assim este espaço cresceu...

Hoje o dia é de festa. Festa de aniversário, o seu primeiro, e festa por ser também hoje a 100ª postagem.

A todos quantos aqui passam, deixando ou não a sua marca, agradeço do fundo do meu coração. Na verdade é com surpresa, e alegria, que olho para o contador e verifico que por este espaço já passaram mais de 16 000 visitantes. Quando iniciei este cantinho nunca pensei que a receptividade fosse assim. A todos muito obrigada.

Neste dia que é de festa, peço também ao Senhor que me ajude a dar continuidade a este trabalho que reflecte a minha actividade de Catequista, de transmissora de Fé. Que o Espírito Santo fortaleça todos quantos por aqui passam e os ilumine na descoberta da sua vocação de catequistas.

domingo, setembro 23, 2007

Preparação do ano de catequese

A ideia da criação de um blog sobre a catequese surgiu após conhecer o blog da Marta, Catequiso, Logo...Existo!. Rico pela vivência, pela partilha de experiências, pela fé transmitida, foi sem dúvida nenhuma, o ânimo que precisei para dar vida a este espaço. Hoje, infelizmente, a Marta já não "posta", pelas razões que a mesma aponta no seu espaço. Tenho pena, mas ao mesmo tempo estou satisfeita por ela ter deixado este espaço activo, o que me permitiu "roubar" algumas ideias para implementar neste ano que está a iniciar.

Como já referi em posts anteriores, uma das principais dificuldades com que a catequese na minha paróquia se depara é o espaço. A sala principal, onde a maior parte dos grupos funciona, não é mais do que o salão paroquial onde funciona o museu, que apenas é aberto ao público por altura das festas cá da terra.

Durante o ano de catequese, as peças expostas encontram-se ocultas, mas mesmo assim, o espaço é reduzido, em especial para a realização dos trabalhos de grupo ou individuais. A solução? Os meninos ajoelham-se e o tampo da cadeira serve de mesa de apoio (ajoelham-se numa alcatifa). Infelizmente é o espaço que temos, enquanto não há dinheiro para fazer o tão desejado centro paroquial.

Mas este ano, seguindo uma sugestão do blog da Marta, resolvi transformar um pouco a sala (dentro daquilo que me é possível), criando 3 espaços distintos:

Cantinho da Oração - uma mesa ocupa um dos cantos da sala, adornada com uma toalha branca, com a bíblia, um círio, uma imagem de Nossa Senhora e uma jarra de flores (tentaremos fazer com que sejam as crianças a trazer as flores para a catequese).

Mural da Liturgia - neste placard será indicado, semanalmente, a cor dos parâmentos do sacerdote e uma frase-chave de uma das leituras do Domingo. Ainda pensei na construção de um calendário litúrgico ou a adaptação de um, em tamanho grande, para que as crianças, aos poucos se apercebam do nosso caminho ao longo do ano, das diferentes partes em que se divide.

Cantinho da Brincadeira - logo na entrada da sala estará uma mesa onde cada criança colocará os casacos, bonés, bolsas e outras coisas que às vezes trazem para os seus encontros e se tornam motivos de distracção.

Estas foram algumas das propostas que apresentei aos catequistas, na reunião de preparação para o início do ano de catequese. Tão importante como a mensagem que se transmite, o espaço onde se transmite também deve ser bem pensado, não com muitas decorações, mas com imagens que os cativem e lhes chamem a atenção e os ajudem a recordar mais tarde. Estas são apenas algumas ideias, mas todos podemos partilhar, por isso aqui fica o convite a quem passa, para que deixe também a sua sugestão.

Ah! A caminhada é retomada no próximo Sábado... Já estou com saudades dos meus pequenitos...

sábado, setembro 15, 2007

Jornada Diocesana de Catequese

Tenho estado um pouco ausente, eu sei. Não tenho escrito o que desejava, não tenho visitado os espaços amigos, apesar das visitas que tenho recebido e que agradeço, sinceramente. Desculpem, mas não é com intenção.

A par de uma actividade que gosto de realizar, a Catequese, existe a minha profissão que me preenche, sou professora.

Esta minha ausência resulta do trabalho que tenho tido neste início de ano e que não me permite dedicar mais tempo a este espaço. Dizem que o que custa é mesmo o início, por isso espero que "ao entrar no ritmo" a escrita neste espaço volte a ser frequente.

Mas hoje o dia foi diferente e queria partilhar convosco. Na minha diocese hoje decorreu um dia de Jornada de Catequese sob o tema "Renovar a Catequese: uma prioridade". Os ateliers ficaram a cargo do grupo de Salesianos do Porto e posso-vos dizer que foi muito produtivo e gratificante.

Distribuidos por 4 ateliers, ao longo do dia, aprendemos algumas dinâmicas a utilizar na Catequese, a valorizar o momento da Expressão de Fé e a compreender melhor os nossos meninos (Infância e Adolescência).

Trancrever tudo o que decorreu durante o dia de hoje não seria possível, mas acreditem que todos saímos de lá mais ricos, com um novo ânimo para este início de ano. É certo que o facto de terem sido publicados os novos catecismos para o 1º, 7º 8º e 10º anos de catequese são, também, factores de motivação, que esperemos, com a graça do Espírito Santo, ajudem a manter viva a vontade de trabalhar na vinha do Senhor.

O início do ano está à porta. Na minha paróquia ocorrerá no dia 29. Mas por agora aproveito para vos deixar alguns desafios que nos foram lançados no encontro de hoje, para que eles vos ajudem a reflectir e preparar da melhor maneira mais um ano de catequese.

Alguns desafios a ter em conta:
  • começar bem a catequese;
  • excessiva pressão dos sacramentos;
  • aumentar o impacto da catequese;
  • superar o cognitivo (às vezes fica-se apenas pelo "saber coisas");
  • mais atenção à vida real;
  • atenção ao estilo cognitivo (interacção criança(catequista, ter em conta a experiência de vida da criança).

" A Catequese é a maternidade da Igreja"

sábado, setembro 01, 2007

Senhora da Ínsua

A cerca de 200 m. da costam mas já em pleno oceano, ergue-se o o Forte da Ínsua, mandado construir por D. João IV entre 1649 - 1652. Por se situar numa zona próxima a Espanha, era guarnecida pelos soldados e artilheiros de Caminha, existindo no seu interior um farol, a capela de Nossa Senhora da Ínsua e outra pequena de Santa Maria Madalena, e as ruínas do antigo convento.




Esta ilha apresenta três maravilhas, sem explicação:

1. existência de uma fonte de água doce (uma das 3 únicas do mundo situados no mar);

2. não se ouve o ruído do mar, dentro da capela, por mais bravo que este se encontre;

3. todo e qualquer bicho nocivo, que chegue à ilha, morre imediatamente (já se fizeram várias experiências com ratos, e o resultado foi sempre o mesmo).



A imagem da Sra. da Ínsua é, desde 1959, convidada especial das Festas de Nossa Senhora da Bonança (que se realizam no 2º fim de semana de Setembro, em Vila Praia de Âncora).


A sua chegada ocorre no primeiro dia (5ª feira), por via marítima, com a realização da Procissão Naval. Do portinho é encaminhada até à Capela de Nossa Senhora da Bonança, onde permanece em lugar de destaque, junto ao altar, até Domingo, dia da Majestosa Procissão.

Os barcos da Vila, todos engalanados, rumam até Caminha (onde a imagem se encontra, devido ao estado de degradação do forte), onde a imagem lhes é entregue, e regressam onde uma multidão os aguarda. Por vezes o tempo e o mar não permitem que a viagem se faça por mar, mas nada se compara à Sua chegada via marítima.

Contam os antigos que, há alguns anos, muitos eram aqueles que se iam despedir da imagem, na 2ª feira, junto ao comboio, acenando lenços brancos. Hoje, a tradição já não se mantém...

Ao forte da Ínsua apenas se pode aceder por barco. Contudo, um fenómeno que não se consegue explicar, permite que, de 50 em 50 anos, aproximadamente, o povo possa aceder à ilha a pé enxuto, devido à descida das águas. A última vez ocorreu em Abril/Maio de 2001 e muitos foram os que aproveitaram para visitar o forte.