Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, junho 24, 2007

Volto já...

Sim, é uma pausa breve, mas necessária, por motivos profissionais.
Voltarei assim que estiver mais disponível para vos contar o encerramento de mais um ano de catequese e para ir preparando o próximo.
Há por aí uns desafios a responder e uns amigos a visitar - não estão esquecidos!

domingo, junho 10, 2007

Tesouros no Céu

Tesouros no Céu foi o episódio que assistimos, mais uma vez, da série que a televisão passava há alguns anos atrás, sobre histórias da Bíblia em desenhos animados.
Atento, muito atento, esteve o grupo enquanto via Jesus a curar o cego, a receber as crianças, a ensinar Zaqueu sobre o modo como poderia para acumular tesouros no céu.
"Deixai vir a mim as criancinhas" - disse Jesus e assim demonstrou o seu imenso amor por elas. Deveria estar cansado nessa altura, horas e horas a ensinar e proclamar a Palavra do Pai a todos aqueles que O procuravam, mas mesmo assim não se recusou. Chamou-as e acolheu-as em seu colo. Logo no início do ano este foi um dos temas da catequese, para mostrar ao grupo a razão de o seu catecismo ter como título "Jesus gosta de mim".
Depois a cura do cego, aquele homem que, apesar da sua limitação, não desistiu, não perdeu a sua fé e lutou por se aproximar de Jesus, pois acreditava que Ele o poderia curar, como realmente o fez.
Ao longo de todo o episódio, Zaqueu. Homem pequenino de tamanho, mas grande na arrogância e na ganância de ter mais e muito mais. O que o comoveu? A cura do cego, mas ainda mais a fé daquele homem que não desistiu de se aproximar de Jesus. O que o converteu? Descobrir que o ouro, a riqueza, os bens materiais nada se comparam com a alegria de dar, de ser amigo, de fazer o bem a quem precisa, e por isso deu metade da riqueza aos mais necessitados e devolveu a quadriplicar aquilo que tinha roubado.
Por converter ficou o jovem rico, aquele que cumpria os mandamentos - que não matava nem furtava, que não levantava falsos testemunhos, que honrava pai e mãe, que amava o irmão como a si próprio. Mas que vivia em função dos bens materiais, da riqueza. É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que certos entrarem no reino dos céus. Mas a história deste jovem não focará por aqui...

Algumas pessoas levam estas palavras demasiado à letra. Ninguém é criminoso por ser rico, por ter riqueza, a qual tem origem no fruto do seu trabalho. O que importa é não sermos tão dependentes dos bens materiais, não vivermos em função da ganância, do querer sempre mais. Na hora de partir que levamos nós na bagagem? Todo o ouro, toda a riqueza ficam para trás, e somente os tesouros acumulados no céu serão tidos em conta.

Que tesouros temos nós acumulado ao longo da vida?

sexta-feira, junho 08, 2007

Festa da Profissão de Fé

Ontem, aqui na paróquia, realizou-se a Festa da Profissão de Fé.
Por hábito esta festa realiza-se sempre neste dia, dado o seu significado, que assim assume uma maior destaque, embora em algumas excepções se tenha realizado em épocas diferentes.
Foi uma festa repleta de muita alegria, muita vivência e muita fé, 28 crianças do 6º ano professaram a sua fé.
Este ano a Igreja tinha uma disposição diferente. Um semi-círculo em frente do altar o que permitiu uma maior proximidade entre o grupo e o senhor padre, uma maior atenção e ao mesmo comunição. É uma festa que não distingue ricos nem pobres. A roupa que envergam é igual para todos - uma túnica branca, tanto para rapazes como raparigas.
A ladear o altar estavam os Mandamentos da Lei de Deus, recordando a entrega destes a Moisés, e ao mesmo tempo a caminhada que este grupo realizou, em especial nestes dois últimos anos.
A festa ficou ainda mais rica com a realização do baptizado do irmão de uma das crianças do grupo. Ao mesmo tempo que professavam a sua fé, recordavam o momento em que os seus pais e padrinhos o fizeram em seu nome.
Quase no final, a entrega da flor a Maria, e ainda ao Sagrado Coração de Jesus, construindo, com a sua disposição, um M de rosas brancas e um coração de rosas vermelhas, respectivamente.
Todas as crianças participaram de forma activa, nas diversas tarefas - leituras, ofertório, acção de graças. Na acção de graças, uma oração permitiu a reflexão sobre os mandamentos, através da construção da frase: "Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei!". Que melhor resumo dos ensinamentos que Jesus nos transmitiu.
Também os pais participaram, entregando a vela acesa aos seus filhos e rezando uma oração, onde agradeciam a caminhada realizada pelos seus filhos e pedindo apoio para continuarem.
Como lembrança as crianças receberam um diploma, com a história do santo do dia de nascimento de cada um.
Foi uma festa bonita, um trabalho árduo de 6 anos. Não sabemos quantos irão continuar a sua caminhada. Este é sempre um problema. Depois desta festa, poucos são os que continuam. Outros são os apelos que os chamam e muitas vezes a catequese fica em segundo plano. Mas a verdade é que a semente está lá, disso não há dúvida e os poucos que desejarem continuar terão o apoio merecido para prosseguirem o seu caminho!

quinta-feira, junho 07, 2007

Solenidade do Corpo de Deus

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.



A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Pode saber mais aqui!




Em muitas freguesias esta solenidade é festejada de forma especial, com a procissão do Corpo de Deus, acompanhada por milhares de peregrinos. Neste dia, as ruas enchem-se de flores, sob a forma de tapetes, e as varandas das casas estão enfeitadas com as cobertas. É o respeito e ao mesmo tempo a alegria pela passagem de Jesus Cristo. Aqui ficam algumas imagens das festas realizadas no ano anterior, no arciprestado de Caminha, Diocese de Viana do Castelo.












Imagens obtidas aqui e aqui

domingo, junho 03, 2007

Em balanço

Não estamos no final de ano, embora já falte pouco, mas quisemos fazer o balanço das actividades que desenvolvemos.
A Festa do Pai Nosso foi na semana passada e a opinião foi unânime - gostamos muito! Foi muito bonita! Claro que os que não puderam participar ficaram com pena, mas isso só é mais um motivo para os incentivar a participar nas actividades.
Em relação ao ano de catequese, o grupo afirmou que gostou de participar, que gostou do que aprendeu e que tem correspondido a todos os compromissos. De todas as actividades, um grande número gostou do trabalho da Quaresma, as pegadas, mas a maior parte referiu que o trabalho desenvolvido no mês de Maio foi sem dúvida o seu favorito.
E já que estamos em balanço, aqui ficam as imagens dos trabalhos realizados durante o mês de Maria, o do 1º ano de catequese e o da catequese em geral (construção de um puzzle por cada criança que participasse no oração do terço diária).

Trabalho do 1º ano


Puzzle construído

Imagem do puzzle