Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, março 17, 2007

Catequese 16 - A grande festa Aleluia

Recordando o filme da semana passada (e com pena daqueles que não puderam assistir) voltamos novamente à Páscoa, como Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Recordamos o encontro de Maria com Jesus, junto ao sepulcro, e a alegria dos amigos quando souberam que Jesus tinha ressucitado.
Por mais que nos esforcemos, é difícil para uma criança acreditar em tudo isto e acreditar que Jesus continua entre nós, mesmo que não se toque. É difícil, mas é de pequeno que a Fé se deve semear, regar, para mais tarde dar o seu fruto!
_______________________________________

Tarefa para a semana:

Durante esta semana, pede aos teus familiares para todos os dias, antes de te deitares, rezarem contigo esta oração a Jesus.

Amigo Jesus,
Eu sei que Tu gostas muito de mim,
Que és meu amigo, que me escutas, que me falas.
Ajuda-me a ser cada vez mais teu amigo,
A escutar o que me queres dizer, com a Tua Palavra,
A viver como Tu me ensinas,
A responder-Te sempre «sim»!
Quero pedir-te que ajudes todas as pessoas
A saberem ser amigas umas das outras.
Obrigado por este dia que terminou.
E que amanhã a minha vida possa ser
Como uma flor, bela e alegre, que ofereço a Ti.
Amén!




O cinema na catequese

O título pode parecer estranho, mas foi o que aconteceu hoje no nosso encontro - uma sessão de cinema (ligeiramente adaptada, claro!).

Na semana passada falamos sobre a morte e ressurreição de Jesus. Pareceu-me contudo que uma imagem, na maior parte dos casos, vale mais que mil palavras, por isso resolvi mostrar-lhes um episódio de uma série que há uns anos atrás passou na TVI (quando esta era de inspiração cristã). "As mais belas histórias" era o nome da série e o episódio "A Ressurreição". Pelo olhar e pela atenção penso que será uma actividade a repetir. Pena é que só tenho alguns episódios...

__________________________________________


Tarefa para a semana:

Sermos perdoados por Deus ajuda-nos a perceber como é bom sabermos também perdoar aos outros...
Ao longo desta semana toma atenção às vezes em que foste capaz de perdoar e cola a tua pegada no caminho.

quarta-feira, março 14, 2007

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA SACRAMENTUM CARITATIS

Foi ontem publicada a Exortação Apostólica SACRAMENTUM CARITATIS.

"1. Sacramento da Caridade, a santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor « maior »: o amor que leva a « dar a vida pelos amigos » (Jo 15, 13). De facto, Jesus « amou-os até ao fim » (Jo 13, 1). Com estas palavras, o evangelista introduz o gesto de infinita humildade que Ele realizou: na vigília da sua morte por nós na cruz, pôs uma toalha à cintura e lavou os pés aos seus discípulos. Do mesmo modo, no sacramento eucarístico, Jesus continua a amar-nos « até ao fim », até ao dom do seu corpo e do seu sangue. Que enlevo se deve ter apoderado do coração dos discípulos à vista dos gestos e palavras do Senhor durante aquela Ceia! Que maravilha deve suscitar, também no nosso coração, o mistério eucarístico!"
In Introdução
Em tempo de Quaresma uma leitura que se recomenda e que a todos nos alimentará!

sábado, março 10, 2007

Catequese 15 - A semente floriu

Quando se semeia uma semente o que acontece? Quem a faz crescer?
A semente é lançada à terra, aí germina, cresce e dá fruto, até se transformar numa forma nova.
Jesus também sabia que algo semelhante a isto iria acontecer com Ele.
"Se o grão de trigo, caindo à terra, não morrer, fica só ele;
mas se morrer dá muito fruto"
Jo 12,24
Havia algumas pessoas que não gostavam de Jesus e decidiram matá-lo. Um dia prenderam-n'O e condenaram-n'O à morte. Trataram-n'O mal, bateram-Lhe, pregaram-n'O numa cruz e aí morreu.
Mas como puderam fazer isso, se Jesus era amigo de todos?
Deus não quis que Jesus ficasse morto para sempre. Passados 3 dias desde a Sua Morte, Jesus ressuscitou, ganhou uma vida nova, como a semente que foi lançada à terra.
"Não vos assusteis. Procurais Jesus, o crucificado? Ressuscitou, não está aqui."
Mc 16, 5-6
Jesus passou pela morte, mas agora está vivo, para sempre, por isso fazemos a festa da Páscoa.
Pela cruz Jesus passou da morte à vida, por isso a cruz é importante e respeitada pelos amigos de Jesus, que todas as vezes que Lhe rezam fazem o sinal da cruz.
Pelo sinal
da Santa Cruz
livre-nos Deus
Nosso Senhor
dos nossos inimigos
Em nome do Pai
do Filho
e do Espírito Santo.
Amén
E assim a nossa caminhada alcançou nova etapa - o grupo hoje aprendeu a oração dos gestos. Com alguma confusão, é certo. Trocas de mãos, direitas e esquerdas, alguns baralhados, em especial os canhotos... Enfim, mas todos mostraram entusiasmo e isso é o que mais importa!

______________________________________

Tarefa para a semana

Na parábola da figueira, os frutos simbolizam as nossas acções. Na semana passada eras convidado a ver quem poderias ajudar um pouco mais. Agora, ao longo desta semana, és convidado a fazer uma boa acção. E no final, não te esqueças de colar a tua pegada!

sábado, março 03, 2007

A Amizade

Em resposta a um desafio deixado pela J estou aqui a escrever uma palavras sobre a amizade.



A Amizade é para mim uma das coisas mais importantes da vida. Quando se é amigo, amigo de verdade, tudo se suporta, tudo se aceita, devido ao Amor que nos une. Quando se é amigo, não são precisas palavras, basta um olhar e nesse olhar temos a capacidade de ouvir o que o outro nos quer dizer.




A Amizade é um tesouro valiosíssimo. Quem o encontra não o deve perder jamais. Quem não o tem deve continuar a procurar. Fácil de encontrar? Não, não é. E por vezes essa procura magoa, fere-nos, porque nos aparecem pela frente miragens que nos iludem e nos fazem acreditar em algo que não é real.




A Amizade deve ser cultivada, tal e qual uma planta. Regá-la, vigiá-la, tirar-lhe as ervas daninhas para que estas não a ataquem. E assim cresça pela vida fora, bela e sã.




Companheiros, colegas, pela vida encontramos muitos, com quem na certa passamos bons e maus momentos. Amigos, amigos de verdade serão poucos, mas na certa serão aqueles que estarão ali quando mais precisarmos, que nos enxugarão as lágrimas, que nos emprestarão o seu ombro, que se irão rir e chorar connosco, que irão brincar e dançar, que vibrarão nos bons momentos e nos apoiarão nos menos bons, aqueles em quem podemos confiar.



Eu agradeço a Deus todos os dias pelo tesouro que me deu, a S. É como uma planta que cuido com amor, há mais de 20 anos!

"Quem tem um amigo,
mesmo que um só,
não importa onde se encontre,
jamais sofrerá de solidão;
poderá morrer de saudade,
mas não estará só."

Amyr Klink


Ao invés de lançar este desafio a uma pessoa em particular, deixo-o aqui em aberto a um novo amigo que por aqui passe e o aceite. Fico à espera...

Catequese 14 - Como Jesus, louvo o Pai

O ser humano gosta de saber que o seu trabalho é reconhecido e apreciado. Está na sua natureza.
Desde cedo que as crianças também. Hoje o nosso encontro começou com um cântico e foi com um brilhozinho nos olhos que o grupo ficou depois de os louvar pela bela forma com que tinham louvado Jesus.
Este foi o mote para o tema de hoje. Jesus elogiava o Pai do Céu por todas as coisas que Ele nos dá, coisas boas e bonitas.

"Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra,
porque revelastes estas coisas aos pequeninos."
Mt 11, 25

Tudo quanto temos, tudo quanto existe foi Deus que o criou e no-lo deu - pessoas, noite, dia, sol e chuva, mar, animais, enfim, tudo aquilo que nos rodeia.

Oração da Noite
Nós vos louvamos, Senhor
Por tudo o que nos deste!
Nós vos louvamos
Ficai sempre connosco!
_______________________________________________

Tarefa para a 2ª semana da Quaresma


Ao longo desta semana, está atento às pessoas à tua volta, talvez descubras algumas de quem possas ser mais amigo... E não te esqueças de colar a tua pegada no caminho!