Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, janeiro 27, 2007

Catequese 11 - Deus dá-nos a vida e cuida de nós

Olhamos à nossa volta e damos conta da riqueza da diversidade que a Natureza nos apresenta. Tantas coisas, tantas cores, tanta variedade.
Olhamos e pensamos que aquilo que está ali, mesmo à nossa frente, é obra das nossas obras, do nosso trabalho - os frutos que a frutaria vende, as flores e plantas que o jardineiro arranja, o pão que o padeiro faz... Sim, o Homem consegue fazer muitas coisas e de facto é pelo seu trabalho, pelo seu cuidado que trata, rega, cuida. Sim, é verdade que o Homem faz muitas coisas, mas o Homem não tem o dom de lhes dar vida.
Não, todas as coisas maravilhosas existem, nascem e crescem porque Deus lhes dá Vida!
A mesma vida que nos dá a nós.
"Mas a vida foi-me dada pelos meus pais!"
"Sim, é verdade. Mas Deus dá a vida aos nossos pais a vida e a capacidade de a transmitir. Por isso a nossa vida é um Dom de Deus, o mesmo Deus a quem chamamos Pai Nosso".
"Mas eu tenho uma dúvida. O primeiro homem e a primeira mulher não tinham pais, então como tiveram vida?"
"Esses receberam a vida de Deus, que lhes transmitiu a capacidade de darem a vida aos seus filhos, e estes aos filhos. Os vossos avós também receberam este dom, passaram aos vossos pais, e daqui a uns anos, quando vocês crecerem também vocês terão esse dom para dar aos vossos filhos".
Sim, Deus é muito bom connosco, apesar de às vezes fazermos coisas menos boas. Mas sempre que precisamos de alguma coisa podemos pedir-Lhe que Ele nunca nos falta. Podemos pedir-Lhe para que nunca nos falte o alimento:
O Pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação.
E assim ficou completa a oração do Pai-Nosso. Sem dúvida a mais bela oração que Jesus nos ensinou!

sábado, janeiro 20, 2007

Catequese 10 - O Pai de Jesus é também nosso Pai

No seguimento do encontro da semana passada, a catequese de hoje abordou ainda o tema de Deus, Pai de Jesus e nosso Pai.
Não é algo fácil de entender, pois se Jesus tinha José como Pai, como diz a catequista que agora tem outro, Deus. As crianças são assim mesmo, a inocência que as ajuda a crescer. Deus é o Pai de Jesus, que embora não se veja está sempre presente, olhando por Ele e com quem Jesus fala muitas vezes. Deus é assim nosso Pai também, que nos ajuda, que nos ama, que nos conhece.

"Mas ó catequista, no outro dia eu caí pelas escada abaixo, aleijei-me no queixo e Deus não me ajudou. Se me tivesse ajudado eu não me teria aleijado".
"Mas será que não ajudou mesmo? Será que se não fosse Deus tu não terias ficado pior?"
E logo um coro de vozes apontou uma série de coisas fatídicas que poderiam ter acontecido.
As crianças têm estas surpresas, são capazes de perceber mais rapidamente os desígnios de Deus, que muitos adultos.
Com esse Pai podemos falar, como Jesus falava, em oração. Uma oração que um dia Jesus ensinou aos seus amigos, e que ainda hoje os amigos de Jesus rezam - ainda não tinha terminado e logo uma das crianças apontou o Pai Nosso. Sim, foi esta a oração que Jesus ensinou aos seus amigos e que hoje vamos aprender a 1ª parte.
A oração foi repetida várias vezes, explicada detalhadamente. Espero que deste modo, quando a rezarem, não se limitem a repetir meras palavras, mas que pensem nas palavras e no seu significado, tal como lhes foi explicado.
Fiquei satisfeita com a catequese de hoje. Numa sociedade em que a religião e a sua prática parecem estar a diminuir, ao passo que outros interesses são valorizados, grande parte das crianças hoje presentes já conhecia a Oração do Pai-Nosso, que lhes foi ensinada pelos pais e/ou avós. É difícil ensinar algo a crianças que apenas estão connosco 1 hora por semana, se em casa estes ensinamentos não são valorizados e incentivados. Alguns pais não praticam, outros deixaram de o fazer, mas o facto de terem os seus filhos na catequese pode ser o rastilho para que voltem à Casa de Deus.



Pai Nosso que estás nos Céus
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu

domingo, janeiro 14, 2007

Trabalhos do Advento 2006 - continuação

Aqui estão as imagens que não consegui postar ontem.


Uma panorâmica dos trabalhos realizados


Grupo do 9º ano

sábado, janeiro 13, 2007

Trabalhos do Advento 2006

Num post anterior falei da proposta de trabalho a desenvolver por cada grupo de catequese na minha paróquia.
Esses trabalhos foram desenvolvidos durante o Advento, apresentados na Festa da Catequese e o resultado está agora em exposição para que toda a paróquia possa testemunhar a vivência das nossas crianças.
O tema do Advento era a Família e os trabalhos aqui estão...




Grupo do 9º ano


Grupo do 2º ano


Grupo do 7º ano (cartaz)

Grupo do 9º ano

Grupo do 1º ano


Grupo do 6º ano


Grupo do 4º ano

Catequese 9 - Jesus gosta de seu Pai

O compromisso era simples, e apesar de algumas se terem esquecido, houve um grupo razoável que o cumpriu – visitaram ou telefonaram a uma pessoa que gostaria de saber notícias deles.

Falamos ainda da Festa de Natal da Catequese e foi com pena que alguns disseram que não puderam ir. Ficaram entusiasmados, e isso é o que importa. Na próxima Festa o grupo será na certa maior.


E o nosso encontro lá continuou. Hoje o tema relacionava-se com uma pessoa muito especial a quem Jesus gostava de agradar, que fazia sempre a sua vontade, com quem Jesus gostava de falar, alguém que não se via e no entanto estava muito próximo d'Ele – o seu Pai.
Um Pai que é diferente de todos os pais, Deus.
Um Pai com o qual falamos de maneira diferente, Oração.

Aos poucos as crianças vão entrando em contacto com a mais bela oração de todas, o Pai-Nosso. Hoje foi o início, mas algumas souberam reconhecer as palavras:

Pai seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.


Como grupo de amigos de Jesus, também Ele ficaria contente se nós amassemos Deus Pai e fizéssemos a sua vontade (embora isso às vezes seja muito difícil, até para nós adultos):

- ser amigo das pessoas;
- falar com Ele todos os dias
- ser como Jesus

Difícil foi também a preparação deste encontro. Falar dos pais não é fácil, pois infelizmente as famílias de algumas crianças deste grupo têm certos problemas, resultando na situação de alguns estarem a viver com os avós.
Para mim também não o é, por me ser impossível apresentar a minha experiência pessoal como o guia de catequese assim o sugeria (e só eu sei a falta que ele me fez ao longo destes anos e ainda continua a fazer).
Penso que, apesar de tudo, consegui transmitir-lhes a ideia de que Jesus é Filho de Deus. Na próxima semana, aprenderão que nós também o somos.

Ah e já agora ficam a saber que hoje acolhemos mais um elemento!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Receita para um Ano Feliz

As festas passaram e a vida regressou à normalidade, à rotina do nosso quotidiano.
Mas apesar de tudo, não podemos esquecer que estamos a iniciar um novo ano, e com ele novas expectativas, novas vivências, enfim, novas situações que esperamos, nos ajudem a crescer enquanto pessoas.
Assim, aqui fica uma receita para que 2007 seja um Ano Feliz!


Tome 12 meses completos.

Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja.

Corte cada mês em 28, 30, ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhe todos ao mesmo tempo.

Prepare um dia de cada vez com os seguintes ingredientes:

- Uma parte de fé
- Uma parte de paciência
- Uma parte de coragem
- Uma parte de trabalho


Junte a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade.

Misture bem, com uma parte de oração, uma parte de meditação e uma parte de entrega.

Tempere com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de acção, e uma boa medida de humor.

Coloque tudo num recipiente de amor.

Cozinhe bem, ao fogo de uma alegria radiante.

Guarneça com um sorriso e sirva sem reserva.



Recebido por mail

domingo, janeiro 07, 2007

Celebração de Natal - Festa da Epifania

Cada ano é ano de mudança e as experiências que fazemos ajudam-nos a melhorar o nosso desempenho.
Há já alguns anos que tentamos fazer uma Celebração de Natal que não seja sinónimo de Festa de Natal e prendas. Temos tentado, e penso que temos conseguido.
Por tradição esta Celebração era realizada no fim de semana anterior ao Natal, não na Igreja Matriz por ser um pouco afastada do centro da vila, mas na Capela que apresenta contudo um espaço grande (tão grande como a Igreja). Uma Celebração simples - leitura da narração referente ao Nascimento de Jesus, apresentação dos trabalhos realizados durante o primeiro período e a terminar o "Beijar do Menino". Durante anos realizamos essa mesma Celebração da parte da tarde, mas a concorrência de festas de escolas, ATL e outras era muito grande e resolvemos realizá-la da parte da manhã. Foi sem dúvida uma boa ideia. Nos últimos anos a participação de crianças e pais foi aumentando - a Capela ficava cheia!
Mas este ano quisemos fazer diferente. Sim, qual o significado de beijar Jesus se afinal Ele ainda não tinha nascido? Como realizar um trabalho ao longo do Advento se este se resume a 2 Domingos e logo a seguir estamos de férias?
Não, este ano estávamos decididas a fazer diferente - Por que não realizar a nossa Festa da Catequese depois do Natal, na Epifania? E por que não fazê-la na Eucaristia?
Algumas vozes renitentes (sim, em todos os grupos de trabalho há sempre um velho do Restelo...) "Não sei se será boa ideia, Domingo? Às 18h? Os pais vão passear, não querem trazer os filhos à missa...Vai ser um fiasco, não vai aparecer ninguém!".
Mas como estavam enganados. A Capela estava cheia! Sim, CHEIA!
Esta Eucaristia é habitualmente pouco participada, em especial no Inverno, mas a participação das crianças, dos pais e outros familiares foi uma boa surpresa e o espaço tornou-se pouco para tantos.
A Eucaristia foi simples (não é assim que devem ser, simples mas vividas?). Um grupo de crianças animou-a com as suas vozes (algo desafinadas, é certo, mas foi animada) e as leituras foram realizadas pelos mais velhos. No ofertório apresentaram-se os trabalhos realizados durante o Advento e as Sagradas Famílias elaboradas por cada grupo (e que imaginação). A terminar, a oração da Família, lida em Acção de Graças por um casal. E mesmo no final, o "beijar do Menino Jesus".
Sem dúvida foi uma das mais bonitas Festas da Catequese e o mote para a Catequese participar mais activamente nas Eucaristias Dominicais.
Quanto ao meu grupo, foi a primeira vez que participaram numa Eucaristia (pelo menos para a maior parte) mas souberam estar e de certeza que aqueles que não foram irão ficar com pena...
Os trabalhos realizados em cada grupo são tão bonitos que resolvemos pô-los em exposição, ao lado do altar-mor. Depois mostro...

Trabalho realizado pelo 1º ano ao longo do Advento, terminando com a Epifania - Festa dos Reis


O tema do Advento da nossa paróquia foi a Família.

Esta foi a Sagrada Família construída pelo 1º ano

sábado, janeiro 06, 2007

Catequese 8 - Jesus tem visitas

Novo ano, caras novas! Hoje apareceu a S. pela primeira vez.
No primeiro encontro deste novo ano a sala ficou quase cheia, ao longo dos primeiros 10 minutos a roda não parou de crescer. Mesmo assim, notou-se a ausência de 7 elementos.
O tema de hoje relacionava-se com as visitas que Jesus recebeu aquando do seu nascimento. Primeiro foram os pastores. Depois os Reis Magos, carregando Ouro, Incenso e Mirra. Foi uma visita especial, tão especial que ainda hoje lhes é dedicado - O Dia de Reis.
As visitas são importantes, porque deste modo damos alegria a quem visitamos. Quem visita os outros é como se visitasse Jesus. Por isso, o compromisso do grupo para esta semana consiste em visitar uma pessoa que ficaria contente com a nossa visita. Cada um indicou a sua escolha. Espero que a cumpram. Mas a verdade é que as crianças desta idade não costumam falhar os seus compromissos.
E assim ficou completo o nosso painel que ilustra a caminhada - Advento, Natal, Epifania.
Amanhã será a nossa Festa de Natal, na Eucaristia das 18h. É a primeira vez que vamos fazer esta Festa num Domingo, por isso não sabemos qual será a participação por parte dos pais (esperamos que seja bastante participativa). Aí cada grupo levará o seu trabalho de Advento e a Sagrada Família que cada grupo construiu, apresentando deste modo toda uma caminhada, tendo como testemunha a nossa paróquia.
P.S.Esta foi a imagem que completou o nosso painel.