Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quinta-feira, dezembro 28, 2006

No final do ano...

Em final de ano é tempo de se fazer balanço.
Este foi um ano positivo em muitos aspectos. Em primeiro lugar, foi o ano em que nasceu este cantinho, forma de expressão de uma caminhada que ainda está no início. Começou aos poucos, mas depressa se foi alargando a outros caminhantes que por aqui passam e deixam a sua pegada ou pelo meu próprio caminhar que deixa a sua marca em outros caminhos (embora não tantas vezes como as que seria desejável, mas o tempo às vezes não dá para mais).
Este foi também o ano do regresso. O regresso ao grupo de catequistas da minha paróquia, do qual estive ausente durante um ano devido a problemas profissionais. Com este regresso resultou o assumir do 1º ano, tarefa nem sempre fácil mas que tem sido gratificante pela aprendizagem e pela descoberta.
Sim, foi um ano positivo, com altos e baixos, que resultou num crescimento interior, num amadurecimento de ideias, numa definição de ideias e ideais.
O novo ano está à porta, com ele o desejo de dias melhores, de sonhos tornados realidade. Mas o novo ano trás também decisões importantes, escolhas de vida que marcarão em definitivo a sociedade em Portugal. Sim, estou a falar do referendo ao aborto, que cada vez está mais perto e em virtude do qual temos de nos fazer ouvir - NÃO! é imperativo gritar, não podemos baixar os braços. Não vai ser fácil, mas unidos poderemos vencer outra vez.
A todos quantos por aqui passam desejo um Feliz 2007!
Que este ano seja para todos a concretização de todos os vossos sonhos e que os desejos se tornem realizade.
Que Cristo viva e reine em cada coração
e que o Espírito Santo nos guie na nossa caminhada pela Vida!




sábado, dezembro 23, 2006

Feliz Natal!

A mais rica prenda
que Jesus pretende
é o nosso Amor!

Feliz Natal a todos quantos por aqui passam, por simples curiosidade ou pelo hábito de aqui, gentilmente, deixarem a sua marca. A todos agradeço as visitas e desejo um Santo e Feliz Natal, em votos que se estendem às suas famílias.


Catequese 7 - Estamos Contentes! É Natal!

Sim, estamos contentes! Infelizmente as crianças só pensam no dia de amanhã como dia de receber prendas.
Hoje o grupo estava reduzido, apenas 12. Uns porque foram passar o Natal fora, outros porque possivelmente são de opinião que férias de escola significa férias de catequese. Enfim, passei a mensagem aos presentes - o presente que podemos dar a Jesus é participar na Eucaristia, no dia 25 de Dezembro. Sendo este o dia do seu aniversário, por que não participar na sua festa e até cumprimentá-lo?
Hoje foi também colocada a última peça do nosso presépio, representativo da nossa caminhada ao longo do Advento. O compromisso refere-se ao perdão. Pela cara de alguns, não é uma tarefa nada fácil...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O Presente

Há algum tempo atrás, um homem castigou a sua filha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente. O dinheiro era pouco naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina embrulhar uma caixinha com aquele papel dourado e colocá-la debaixo da árvore de Natal.
Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menina levou o presente ao pai e disse:
-"Isto é para ti Papá!"
Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reacção, mas voltou a "explodir", quando viu que a caixa estava vazia. Gritou e disse:
-"Tu não sabes que quando se dá um presente a alguém coloca-se alguma coisa dentro da caixa?"
A menina olhou para cima com lágrimas nos olhos e disse:
-"Oh Papá, não está vazia. Eu soprei beijinhos para dentro da caixa. Todos para ti, Papá."
O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou-lhe que lhe perdoasse.
Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado da sua cama durante vários anos e sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, pegava na caixa e tirava um beijo imaginário, recordando o amor que a sua filha ali tinha colocado!


Autor desconhecido


sábado, dezembro 16, 2006

Catequese III Domingo do Advento

As crianças são realmente formidáveis. Às vezes temos a sensação de que não ouvem nada daquilo que dizemos e no entanto surpreendem-nos com a informação que conseguem assimilar.
Nos nossos encontros temos vindo a falar do Advento, e eu, que ao princípio pensei que seria um termo difícil de assimilarem, é entendido pelo grupo com a maior das naturalidades porque o associaram ao Calendário do Advento - aqueles chocolates que diariamente comem e que lhes permite fazer a contagem decrescente até ao Natal.
Nesta nossa caminhada já temos a cabana, a vaca e o burro. Hoje perguntei qual seria a próxima figura a colocar. Alguns responderam que seria Jesus, mas ainda eu não tinha aberto a boca e logo uma vozinha respondia que Jesus ainda não tinha nascido, logo não poderia ser ele. Depressa concluiram que seria José e Maria, seus pais. Relembrei aos poucos a história que nos fala do recenseamento que naquele tempo se realizou e as figuras foram colocadas no nosso presépio.
A tarefa para esta semana consiste em ajudar o próximo, ou seja ajudar quem precisa, principalmente as pessoas que vivem na nossa casa.


Pela primeira vez na minha paróquia a catequese prolonga-se para além do fim das aulas. Assim haverá novo encontro na próxima semana. Além disso, e ao contrário do que é habitual, a Celebração do Natal será realizada no Domingo da Epifania, com a presença de todos os grupos de catequese numa das Eucaristias, onde será apresentada a Sagrada Família que cada grupo "construiu". Hoje começamos a construir a nossa. Quando estiver pronta irão ter a oportunidade de a ver...
Um Santo e Feliz Domingo para todos!

quinta-feira, dezembro 14, 2006

É Deus!

Alguma vez sentiste o desejo de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?


É DEUS que te fala através do Espírito Santo.


Alguma vez sentiste tristeza e solidão, embora parecendo que alguém está ao teu lado?



É DEUS que te acolhe através de Jesus Cristo.


Alguma vez ao pensares em alguém que te é querido e não vês há muito tempo, acontece que de repente encontras essa pessoa?


É DEUS, porque o acaso não existe!


Alguma vez recebeste algo maravilhoso que nem tinhas pedido?


É DEUS que conhece bem os segredos do teu coração.

Alguma vez estiveste numa situação muito problemática sem teres a menor idéia de como resolver e de repente a solução aparece?


É DEUS que toma os nossos problemas nas Suas Mãos.


Alguma vez sentiste uma imensa tristeza na alma e de repente é como se um bálsamo fosse derramado e uma paz inexplicável invade teu ser?


É DEUS que te consola com um abraço e te dá esperança.


Alguma vez te sentiste tão cansado da vida, a ponto de querer morrer... e de repente um dia, sentes que tens força suficiente para continuar?


É DEUS que te carrega nos Braços e te dá descanso.


Tudo é melhor quando... É DEUS QUEM ESTÁ À FRENTE DE TUDO!!!



Será que vieste até aqui por acaso?


Provavelmente foi DEUS que tocou teu coração e te fez lembrar. Não por seres uma pessoa amiga, ou mesmo colega, até um parente, mas porque és importante para DEUS!

Deixa DEUS tocar teu coração neste Natal!
Faz chegar o seu Amor aos teus amigos, colegas, parentes e, até mesmo, às pessoas que não são tão amigas assim, áquelas que nem se pode chamar de colega, áquelas que tu nem chamarias de irmão.
Que este seja um Natal diferente! Compartilha o Amor de Deus!
Adaptado de um mail recebido

Catequese II Domingo do Advento

Durante a semana passada fizemos o compromisso de limpar a casa para podermos festejar o aniversário de Jesus.
Limpar a casa, que é o nosso coração, não é fácil. Que o digam as crianças deste grupo, quando timidamente confessaram que ainda tinham um pouco de pó lá no cantinho...
Agora que já temos a casa limpa temos de a enfeitar. Assim, o compromisso desta semana consiste em falar a verdade, ser responsável, escutar as pessoas com paciência, ter bons pensamentos, ajudar a quem precisar.
No nosso presépio já lá estão mais duas personagens, aqueles que já estavam no estábulo onde Jesus nasceu.





P.S. Chegou mais uma menina ao grupo. Sempre a somar já vai em 39!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição

O comércio por um lado, a tradição de algumas famílias por outro, diz-nos que amanhã é o dia da Mãe.
Na minha família o Dia da Mãe é comemorado em Maio.
Amanhã é também Dia da Mãe, mas de modo diferente - não há prendas, pelo menos de forma material.
Amanhã é o Dia da Mãe do Céu, aquela que olha por mim nos momentos mais importantes da minha vida, que me acompanha e me guia.
Sim, amanhã é o dia em que irei acordar e dizer:
Obrigada, minha Mãe
E na certa que a minha mãe na terra terá um beijinho mais especial. Afinal chama-se Maria, e é minha mãe...




A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento.
Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos atrás, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. Ela foi concebida sem a mancha do pecado original.
A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana.

domingo, dezembro 03, 2006

Catequese I Domingo do Advento

Aprender todos os dias! Este devia ser o lema da nossa vida. A verdade é que tenho aprendido muito com o meu grupo de catequese.
Por ser o início do Advento, achei por bem falar deste tema na catequese, embora pensasse que não seria fácil de eles entenderem. Afinal enganei-me...
Este ano, infelizmente, o Natal começou mais cedo (mas isso é outro assunto, merecedor de um post em forma de reprimenda) por isso resolvi pegar nesse assunto.
-" Qual é a festa que se aproxima?"
-"É o Natal?"
- "É quando o Pai Natal nos traz as prendas!"
Prendas, prendas e mais prendas é apenas nisso que eles pensam, mas também não se pode censurar. São apenas crianças. No entanto, uma delas soube acrescentar que também era o aniversário de Jesus.
Este foi então o nosso ponto de partida - o que se faz numa festa de anos?
Limpa-se a casa, faz-se a lista de convidados, escolhe-se uma roupa bem bonita... Mas quem é a pessoa mais importante da festa? O aniversariante, claro!
Ora se é o aniversário de Jesus, devemos preparar a festa. Esse tempo de preparação é o Advento - tempo que dura 4 semanas até ao Natal, onde nos preparamos para a Festa de Jesus.
-" Eu também tenho uma caixa de chocolates, para comer até ao Natal. Chama-se Calendário do Natal."
- "E eu também." (responderam mais alguns).
-"Sim, esses chocolates são o calendário do Advento - cada dia que comemos um é um dia a menos que falta para o Natal" (Afinal o comércio também ajuda na catequese).
-"Neste tempo de Advento devemos preparar a nossa casa que é o nosso coração. E como podemos limpar o nosso coração? Ele está sujo com o quê?"
As respostas foram as mais divertidas, como não podiam deixar de ser. Desde pó a molho, passando por uma série de outras coisas que nem nos passam pela cabeça. Dialogando, apresentando as ideias de cada um, lá se chegou ao principal - sujamos o nosso coração quando não obedecemos aos pais ou aos professores, quando não nos portamos bem. Por isso é preciso limpar o nosso coração.
Foi então lançado o nosso compromisso para a I Semana do Advento - limpar o nosso coração, a nossa casa. Todas as semanas teremos um, e em cada semana podemos preparar a festa de Jesus, construindo aos poucos um presépio.
Hoje ficou a primeira peça - a cabana onde Jesus nasceu. Se todos tiverem limpo o seu coração na próxima semana já poderemos enfeitá-la e no Natal, como é o aniversário de Jesus podemos oferecer uma prenda a Jesus.
-"Ó Catequista, como damos a prenda a Jesus? Atiramos para o ar? É que Jesus está no céu!".
(As crianças são realmente formidáveis).
Mas qual será a prenda que Jesus quer? - O nosso coração limpo!

Numa época em que se vive unicamente para o consumismo, espero sinceramente que estas crianças vivam este Natal de uma forma um pouco diferente.
A primeira peça já está. Qual será o próximo compromisso...



retirado daqui